A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

26/04/2010 15:32

Produtores fazem missa por fim de invasões em MS

Redação

Produtores rurais de Campo Grande organizaram uma missa para a próxima quarta-feira, como parte de um movimento nacional pela paz no campo.

A celebração será às 8h, na Igreja Sagrado Coração de Jesus, na avenida Mato Grosso, simultaneamente a missa campal realizada pela CNA (Confederação Nacional de Agricultura), que será realizada em Brasília, no mesmo dia, em frente ao Congresso Nacional.

Em Campo Grande, o evento é realizado pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS). Durante a celebração, a idéia é usar alguns símbolos do campo, como a oferta de produtos agrícolas que serão levados até o altar, para mostrar a importância do setor.

A entidade convoca os produtores para irem vestidos de branco, como a cor da paz. Em nota de convocação, o presidente da entidade, Eduardo Corrêa Riedel, lembra que "há muitos anos que o setor rural vive sob a tensão das invasões. A missa é uma celebração à paz que todos precisamos".

Neste mês, o Abril Vermelho em referência a ação de movimentos de trabalhadores sem-terra, na luta pela reforma agrária, uma fazenda foi invadida em Batayporã e 9 pontos de rodovia interditados em protesto pela paralisação nos processos de assentamento.

Em Ponta Porã, os movimentos fizeram manifestação em frente de agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, cobrando mais crédito para os assentados.

Além dos sem-terra, os fazendeiros de Mato Grosso do Sul ainda enfrentam conflitos com índios, que cobram demarcação de territórios em Sidrolândia, na região de Miranda e no Sul do Estado.

Em Brasília, após o término da missa, a direção da CNA entregará aos representantes do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Ministério da Justiça, uma declaração pedindo apoio à criação do Plano Nacional de Combate às Invasões, informa a Famasul.

Documento semelhante deve ser entregue aos governos estaduais, tribunais de Justiça e Assembleias Legislativas.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions