ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Produtores fazem missa por fim de invasões em MS

Redação | 26/04/2010 15:32

Produtores rurais de Campo Grande organizaram uma missa para a próxima quarta-feira, como parte de um movimento nacional pela paz no campo.

A celebração será às 8h, na Igreja Sagrado Coração de Jesus, na avenida Mato Grosso, simultaneamente a missa campal realizada pela CNA (Confederação Nacional de Agricultura), que será realizada em Brasília, no mesmo dia, em frente ao Congresso Nacional.

Em Campo Grande, o evento é realizado pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS). Durante a celebração, a idéia é usar alguns símbolos do campo, como a oferta de produtos agrícolas que serão levados até o altar, para mostrar a importância do setor.

A entidade convoca os produtores para irem vestidos de branco, como a cor da paz. Em nota de convocação, o presidente da entidade, Eduardo Corrêa Riedel, lembra que "há muitos anos que o setor rural vive sob a tensão das invasões. A missa é uma celebração à paz que todos precisamos".

Neste mês, o Abril Vermelho em referência a ação de movimentos de trabalhadores sem-terra, na luta pela reforma agrária, uma fazenda foi invadida em Batayporã e 9 pontos de rodovia interditados em protesto pela paralisação nos processos de assentamento.

Em Ponta Porã, os movimentos fizeram manifestação em frente de agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, cobrando mais crédito para os assentados.

Além dos sem-terra, os fazendeiros de Mato Grosso do Sul ainda enfrentam conflitos com índios, que cobram demarcação de territórios em Sidrolândia, na região de Miranda e no Sul do Estado.

Em Brasília, após o término da missa, a direção da CNA entregará aos representantes do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Ministério da Justiça, uma declaração pedindo apoio à criação do Plano Nacional de Combate às Invasões, informa a Famasul.

Documento semelhante deve ser entregue aos governos estaduais, tribunais de Justiça e Assembleias Legislativas.

Nos siga no Google Notícias