ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Programa reúne agricultores para orientar sobre baixa emissão de carbono

Caroline Maldonado | 02/10/2015 07:40
Integração entre lavoura, pecuária e floresta é benefício para produtores (Foto: Divulgação/Famasul)
Integração entre lavoura, pecuária e floresta é benefício para produtores (Foto: Divulgação/Famasul)

A utilização de sistemas sustentáveis de produção contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa que prejudicam o meio ambiente, mas nem todos os agricultores sul-mato-grossenses se atentam a isso. O Projeto ABC Cerrado capacita produtores rurais e técnicos do bioma para usar essas técnicas.

Para levar orientações sobre o projeto, o Senar (Serviço de Aprendizagem Comercial) realiza hoje (2), encontro com produtores no município de Cassilândia, a 418 quilômetros de Campo Grande.

O evento se dá em parceria com o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Nesta primeira etapa, além de Mato Grosso do Sul, serão atendidos os Estados da Bahia, Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Minas Gerais e Distrito Federal.

O objetivo é discutir o desenvolvimento de quatro tecnologias previstas no Plano ABC (Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono), que são o sistema de plantio direto, recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta e florestas plantadas.

O projeto tem dois diferenciais que se adequarão às necessidades do Estado, segundo o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta. “O ABC Cerrado tem objetivo de atender áreas do cerrado nas quais sejam identificadas pastagens degradadas, promovendo a introdução de tecnologias nos setores de ILPF, agricultura e floresta. Para atender estas propriedades, o Senar está formando técnicos que oferecerão assistência técnica nas diferentes regiões de Mato Grosso do Sul”, comenta.

Encontro - O seminário será das 18h30 às 20h30, na Câmara Municipal de Cassilândia, que fica na Rua Amin José, 356, Centro. Na quarta-feira (7), o evento acontecerá em Aquidauana, das 19h às 21h. Ainda não foi divulgado o local.

Nos siga no Google Notícias