ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Programa tira dúvidas de produtores sobre cadastro ambiental obrigatório

Caroline Maldonado | 06/12/2015 13:06
Cadastro faz parte de sistema que irá montar um panorama das propriedades rurais do país (Foto: Divulgação/Famasul)
Cadastro faz parte de sistema que irá montar um panorama das propriedades rurais do país (Foto: Divulgação/Famasul)

Apesar de obrigatório, o CAR (Cadastro Ambiental Rural) não foi realizado por mais da metade dos produtores de Mato Grosso do Sul. O prazo inicial era 5 de maio, mas foi prorrogado por mais um ano. Porém, até o mês de outubro de 2015, apenas 27% das propriedades rurais preencheram o cadastro, segundo o último levantamento divulgado pelo MMA (Ministério do Meio Ambiente).

A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) lançou um programa para tirar dúvidas e incentivar o cadastramento. O Radar Ambiental realiza palestras direcionadas aos sindicatos rurais, treinamentos regionais e tem uma sobre o tema, além de divulgar vídeos educacionais.

A cartilha "Perguntas e Respostas sobre o Novo Código Florestal e o CAR" está disponível no site www.famasul.com.br. O material traz também respostas às dúvidas sobre APP (Área de Preservação Permanente) e sobre áreas de reserva legal. A ideia é evitar que os produtores percam o prazo final para o cadastramento, que 5 de maio de 2016.

Como fazer - O cadastro faz parte de um sistema que irá montar um panorama das propriedades rurais do país. As inscrições podem ser feitas no site do Imasul.

O endereço do portal é www.imasul.ms.gov.br. Ao acessar o site, o produtor deve clicar em “Siriema”, ícone que fica no lado direito do portal. Nesta área, há mais uma sessão identificada como “Siriema”, onde o produtor deve se cadastrar informando dados pessoais ou jurídicos.

Nos siga no Google Notícias