ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Projeto da Embrapa Agropecuária Oeste visa o estímulo da produção de etanol

Flávia Lima | 03/01/2015 17:09
Cultivo de sorgo vai ajudar a diminuir escassez de etanol no início do ano. (Foto:Divulgação)
Cultivo de sorgo vai ajudar a diminuir escassez de etanol no início do ano. (Foto:Divulgação)

Um projeto que vem sendo implantado pela Embrapa Agropecuária Oeste, com sede em Dourados, busca formas para desenvolver e aperfeiçoar tecnologias para o sistema de produção de sorgo sacarino em áreas de reforma de canavial e de produção de grãos em Mato Grosso do Sul. O sorgo sacarino é um tipo de planta superior a dois metros, caracterizado, principalmente, por apresentar colmo doce e suculento como o da cana-de-açúcar. O cacho é aberto e produz poucos grãos.

Os resultados técnicos e científicos obtidos pelo projeto devem orientar a produção de sorgo sacarino, de modo a viabilizar, técnica e economicamente, o sistema de produção dessa cultura e aumentar a oferta de etanol e de bagaço de sorgo sacarino para produção de energia, alimentação animal ou complemento para fertilização dos solos.

A produção de açúcar e álcool em Mato Grosso do Sul está em pleno crescimento e o setor produtivo possui grande interesse no aumento da produção de etanol, por meio do uso do sorgo sacarino como matéria-prima para beneficiamento nas usinas, entre os meses de janeiro a abril - época em que a indústria fica ociosa e a oferta de etanol diminui consideravelmente no país.

Outro período de aproveitamento dessa cultura seria proporcionado pela colheita do sorgo sacarino na segunda safra ou safrinha, juntamente com a cana, semeado no período de fevereiro e março e colhido nos meses de maio e junho. O uso dessa planta ainda é incipiente no setor sucroalcooleiro-energético devido às incertezas relacionadas à viabilidade econômica e, principalmente, por falta de informações técnicas e problemas agronômicos que demandam pesquisas detalhadas.

Nos siga no Google Notícias