ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Projeto de MS para troca de ovinos é finalista em prêmio

Redação | 02/07/2009 06:50

O Projeto Troca de Ovinos, desenvolvido em Mato Grosso do Sul, é um dos finalistas na terceira edição do Prêmio Cidadania Sem Fronteiras, do Instituto da Cidadania Brasil em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia.

O projeto é desenvolvido desde 2007, através de parceria entre a Universidade Anhanguera-Uniderp, a Fundação Manoel de Barros, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo e da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, com o apoio Câmara Setorial de Ovinocaprinocultura de Mato Grosso do Sul. Já foram beneficiados 10 produtores e outros cinco ingressam neste ano.

O foco é a diversificação e aumento da produtividade da pecuária de MS, propiciar inclusão social e econômica de pequenos produtores, além de aumentar o interesse pela ovinocultura.

O é desenvolvido em quatro fases. Na primeira, é feita a seleção de matrizes prenhes no Centro Tecnológico de Ovinocultura, localizado na Fazenda-Escola Três Barras da Universidade Anhanguera-Uniderp.

São realizadas avaliações genéticas dos reprodutores, matrizes e animais jovens para as características produtivas e reprodutivas, para obter maior produção de carne por hectare, em determinado tempo, a menores custos.

Na segunda fase é feita a seleção e o treinamento dos produtores. Depois é feito o repasse dos animais e o acompanhamento técnico e, na última fase os produtores devem devolver a mesma quantidade de animais que receberam, observando o padrão zootécnico e sanitário.

Nos siga no Google Notícias