ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Projeto de São Gabriel receberá R$ 3,5 mi de Ministério

Redação | 07/07/2009 19:33

Para se tornar modelo no setor agropecuário do País, o projeto experimental de suinocultura-biofertilização, implantado no assentamento Campanário, em São Gabriel do Oeste, receberá R$ 3,5 milhões do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia). A informação é da secretária de Estado de Produção, Tereza Cristina Correa da Costa Dias.

O diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), José Antônio Roldão, discutiu na quinta-feira (2), o projeto durante audiência com o coordenador da área de energias renováveis do MCT, Eduardo Soriano. De acordo com Roldão, a intenção do ministério é ampliar a abrangência da pesquisa e depois divulgá-la em um grande seminário local.

A finalidade do projeto é ampliar os horizontes da suinocultura brasileira e dar alternativas para a produção de pequenos produtores, e para divulgá-lo, a ideia do Ministério é atrair pesquisadores de todo o Brasil para São Gabriel, e mostrar in loco o projeto. A pesquisa recolhe dejetos dos suínos e os transforma, por meio bio-digestores, em energia e fertilizantes.

Dentre as iniciativas que serão implementadas com os recursos do MCT estão o uso de biogás em moto bombas e moto geradores para tornar as propriedades energeticamente independentes. Além da energia, também haverá estudos

Nos siga no Google Notícias