ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Rally da Pecuária chega ao MS para avaliar condições das pastagens

Técnicos realizam entrevistas com produtores e fazem cruzamento de dados com amostras de solo e imagens de satélite.

Anahi Gurgel | 27/06/2018 19:47
Trajeto da expedição em Mato Grosso do Sul, onde os trabalhos técnicos tiveram início nesta terça-feira (26). (Foto: Giovane Rocha/Rally da Pecuária)
Trajeto da expedição em Mato Grosso do Sul, onde os trabalhos técnicos tiveram início nesta terça-feira (26). (Foto: Giovane Rocha/Rally da Pecuária)

Já teve início em Mato Grosso do Sul a maior expedição técnica privada do Brasil: Rally da Pecuária 2018, que tem como meta avaliar as condições da bovinocultura nos pólos produtores de todo o Brasil. Os técnicos chegaram ao estado nesta terça-feira (26), em Nova Andradina, e seguiram hoje (26) para a região de Dourados.

Já na quinta-feira (28), a expedição chega a Aquidauana, onde será realizado evento voltado à produtores e profissionais do setor.

O Rally da Pecuária passará por Campo Grande na sexta-feira (29), entre 11h e 12h30, quando será realizada oficina da produtividade, na sede do Sindicato Rural. A programação inclui palestra e debate sobre mercado, cenários e perspectivas para pecuária no Brasil.

Em Mato Grosso do Sul os técnicos estão coletando dados qualitativos e quantitativos, por meio do contato com produtores e lideranças regionais e amostragens de pastos, índices zootécnicos, composição do rebanho, confinamento e sistemas de gestão e produção. 

Nas duas últimas edições, já foram realizadas 137 entrevistas com produtores do estado, sendo que 10% produziam, anualmente, mais de 26 arrobas por hectare, representando metade das vendas totais da amostra pesquisada.

A produtividade é quase sete vezes superior à média nacional e evidencia a tendência de concentração dos produtores sul-matogrossenses.

Técnicos realizam avaliação de pastagens em Nova Andradina. (Foto: Giovane Rocha/Rally da Pecuária)
Técnicos realizam avaliação de pastagens em Nova Andradina. (Foto: Giovane Rocha/Rally da Pecuária)

Nessa edição do Rally o foco será a pastagem, com observações a campo e cruzamento de dados fornecidos pelos pecuaristas e suporte de imagens de satélite.

A expedição nacional teve início dia 18 de junho e já percorreu propriedades no Rio Grande do Sul, com o objetivo de verificar as condições do gado de corte.

O Rally da Pecuária é realizado anualmente entre os meses do segundo e terceiro trimestre. Durante o percurso, previamente planejado para cada equipe, os técnicos da expedição visitam, aleatoriamente, propriedades agrícolas e conduzem entrevistas qualitativas e quantitativas com produtores pecuaristas.

Nos siga no Google Notícias