A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 25 de Setembro de 2018

27/06/2018 19:47

Rally da Pecuária chega ao MS para avaliar condições das pastagens

Técnicos realizam entrevistas com produtores e fazem cruzamento de dados com amostras de solo e imagens de satélite.

Anahi Gurgel
Trajeto da expedição em Mato Grosso do Sul, onde os trabalhos técnicos tiveram início nesta terça-feira (26). (Foto: Giovane Rocha/Rally da Pecuária)Trajeto da expedição em Mato Grosso do Sul, onde os trabalhos técnicos tiveram início nesta terça-feira (26). (Foto: Giovane Rocha/Rally da Pecuária)

Já teve início em Mato Grosso do Sul a maior expedição técnica privada do Brasil: Rally da Pecuária 2018, que tem como meta avaliar as condições da bovinocultura nos pólos produtores de todo o Brasil. Os técnicos chegaram ao estado nesta terça-feira (26), em Nova Andradina, e seguiram hoje (26) para a região de Dourados.

Já na quinta-feira (28), a expedição chega a Aquidauana, onde será realizado evento voltado à produtores e profissionais do setor.

O Rally da Pecuária passará por Campo Grande na sexta-feira (29), entre 11h e 12h30, quando será realizada oficina da produtividade, na sede do Sindicato Rural. A programação inclui palestra e debate sobre mercado, cenários e perspectivas para pecuária no Brasil.

Em Mato Grosso do Sul os técnicos estão coletando dados qualitativos e quantitativos, por meio do contato com produtores e lideranças regionais e amostragens de pastos, índices zootécnicos, composição do rebanho, confinamento e sistemas de gestão e produção. 

Nas duas últimas edições, já foram realizadas 137 entrevistas com produtores do estado, sendo que 10% produziam, anualmente, mais de 26 arrobas por hectare, representando metade das vendas totais da amostra pesquisada.

A produtividade é quase sete vezes superior à média nacional e evidencia a tendência de concentração dos produtores sul-matogrossenses.

Técnicos realizam avaliação de pastagens em Nova Andradina. (Foto: Giovane Rocha/Rally da Pecuária)Técnicos realizam avaliação de pastagens em Nova Andradina. (Foto: Giovane Rocha/Rally da Pecuária)

Nessa edição do Rally o foco será a pastagem, com observações a campo e cruzamento de dados fornecidos pelos pecuaristas e suporte de imagens de satélite.

A expedição nacional teve início dia 18 de junho e já percorreu propriedades no Rio Grande do Sul, com o objetivo de verificar as condições do gado de corte.

O Rally da Pecuária é realizado anualmente entre os meses do segundo e terceiro trimestre. Durante o percurso, previamente planejado para cada equipe, os técnicos da expedição visitam, aleatoriamente, propriedades agrícolas e conduzem entrevistas qualitativas e quantitativas com produtores pecuaristas.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions