ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Rally da Pecuária percorre MS para fazer diagnóstico da produção

Nicholas Vasconcelos | 24/09/2012 21:28

Expedição vai percorrer 16 propriedades e colher amostras de outras 60 no Estado

Coordenador da equipe do Rally que visita MS, Maurício Palma Nogueira, explica que objetivo é traçar meta de melhora da Pecuária. (Foto: Simão Nogueira)
Coordenador da equipe do Rally que visita MS, Maurício Palma Nogueira, explica que objetivo é traçar meta de melhora da Pecuária. (Foto: Simão Nogueira)

Mato Grosso do Sul recebe até terça-feira (25) a terceira do Rally da Pecuária, que percorre o país para avaliar a qualidade das pastagens e os índices que medem a eficiência do rebanho de corte. No Estado, a expedição visita 16 propriedades nas regiões de Campo Grande, Dourados e Corumbá, além de amostras de dados de outras 60 fazendas.

Segundo o coordenador da equipe que visita o Estado, Maurício Palma Nogueira, o rally avaliar diversos pontos ligados a produção diretamente ao desempenho do rebanho, como a situação das pastagens, a diminuição da mortalidade, ganho de peso, com o objetivo de aumentar o retorno para o produtor. “Vamos fornecer informações para traçar uma meta do que pode ser melhorado”, destacou.

MS ocupa hoje o quarto lugar entre os maiores produtores do país, com rebanho estimado de 21,1 milhões, segundo dados do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Em todo país, o rally deve visitar 120 fazendas de diferentes modelos de produção e mapear as pastagens, levantando informações como a qualidade do capim e espécies adotadas, e também aplicar questionários para os produtores onde são perguntados os índices de produtividade, manejo sanitário e comercialização.

Para o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Ruy Fachini Filho, a visita da expedição é fundamental é fundamental no momento em que a pecuária precisa de informações de fatores que influenciam a produção. “Esta visita serve para levantar qual o nível da nossa pecuária e melhorar esse nível. São questões como o mercado, qualidade e nos nichos de mercado onde o produtor pode investir”, detalhou.

Depois de Mato Grosso do Sul, o Rally da Pecuária segue para o Paraná. Os resultados do levantamento serão apresentados no dia 23 de outubro na Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo), em São Paulo (SP) e disponibilizados na internet em seguida.

Nos siga no Google Notícias