ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Rally percorre 30 cidades para fazer raio-x da pecuária em MS

Bruno Chaves | 24/04/2014 17:55

Vai ser dada a largada, amanhã (25), da maior expedição técnica privada do Brasil, que vai fazer um raio-x da produção pecuária de 30 cidades de Mato Grosso do Sul. Ao todo, o Rally da Pecuária 2014 percorrerá 164 municípios de nove estados para avaliar as condições da bovinocultura nas principais regiões produtoras do Brasil.

O levantamento de informações começa em Campo Grande e passará por Coxim, Miranda e Naviraí. Todos os municípios sul-mato-grossenses que estiverem nessa rota também serão estudados pela Agroconsult, organizadora da expedição. De Mato Grosso do Sul, a rota seguira por cidades do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Pará, Mato Grosso e Rondônia, respectivamente.

Conforme o coordenador do rally, Maurício Nogueira, o objetivo é colher informações para o produtor, fazer o levantamento completo das áreas de cria, recria, engorda e de confinamento nas fazendas de pecuária. “Isso para que o produtor, ao final do projeto, possa colocar o estudo em prática no trabalho dele, melhorando a rentabilidade”, explicou.

Antes de ir a campo, o Rally da Pecuária trabalha com estimativas. Para esse ano, a avaliação da Agroconsult aponta crescimento conservador, de 300 mil cabeças terminadas em confinamento no País e redução gradativa na idade de abate. Os números, que serão conferidos a campo, ainda apontam crescimento de quase 2% na produção de carnes no Brasil. Isso tudo baseado na redução de idade de abate, aumento da velocidade de ofertas de animais, elevação da eficiência do confinamento e uso de tecnologia.

O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Caio Rocha, enfatizou que o rally percorrerá as regiões dos nove estados que correspondem por mais de 75% do rebanho bovino nacional e 85% da produção de carne. Já o sócio-diretor da Agroconsult, André Pessôa, destacou que a expedição partirá de Mato Grosso do Sul porque o estado tem grande importância para a pecuária nacional. “MS tem 5% do território nacional e possui 10% do rebanho nacional; produz mais do que consome”, lembrou.

Durante o Rally da Pecuária, também serão analisadas as linhas de crédito do Plano ABC, do Governo Federal. Técnicos do Ministério da Agricultura também farão parte das cinco equipes que viajarão o Brasil para verificar como e com que frequência a linha de crédito do Programa ABC tem sido aplicada nos estados brasileiros.

O relacionamento direto com o produtor também será estreitado. “Queremos difundir os conehcimento e tecnologias que melhorem o resultado do pecuarista e contribuam para a melhoria da base estatística disponível”, emendou André Pessôa. Para isso, durante a expedição, serão realizadas 12 palestras para os produtores sobre perspectivas de curto e longo prazos e importância da aplicação de tecnologia: intensificação de das pastagens, estratégias nutricionais, reprodução e outros.

Todas as informações levantadas durante a expedição serão analisadas e publicadas na internet (www.rallydapecuaria.com.br). O roteiro completo da viagem também pode ser conferido pelo mesmo portal. O rally terminará no final do primeiro semestre desse ano e o resultado do trabalho será lançado, em São Paulo, no dia 4 de junho. “Queremos contribuir, com informações ao produtor que deseje aumentar sua rentabilidade”, completou o coordenador do projeto.

Rally da Pecuária – A 4ª edição do Rally da Pecuária é realizada pela Agroconsult com patrocínio da Dow AgroSciences e da Caixa Econômica Federal. O projeto, lançado hoje (24) na Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS), parceira local, ainda recebe apoio institucional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Nos siga no Google Notícias