A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

24/05/2012 08:13

Rebanho de MS chega a cair 5% ao ano por conta de manejo irregular

Nyelder Rodrigues
Ciclo de palestras sobre pastagens foi acompanhado por 100 produtores rurais (Foto: Divulgação)Ciclo de palestras sobre pastagens foi acompanhado por 100 produtores rurais (Foto: Divulgação)

Por volta de 100 produtores rurais participaram do ciclo de palestras Mais Pastagens, do Senar-MS, em Inocência. Durante a palestra com o pesquisador da Embrapa, Armindo Kichel, o principal tema debatido foi o manejo das pastagens.

Segundo Kichel, a cada 6% de pasto degradado, os produtores do Mato Grosso do Sul recuperam apenas 1%, ocasionando queda de 5% do rebanho bovino do Estado, por ano.

"Hoje, o que mais degrada o pasto é a escolha errada da espécie do capim, má formação do pasto, manejo mal feito e animais de baixa genética no pasto", afirma Kichel.

O pesquisador ainda destaca a importância de pequenos investimentos para minimizar a degradação das pastagens, como dar atenção especial à escolha da espécie da espécie a ser plantada, toda formação de pasto e o manejo bem feito.

Ainda na palestra, 15 vagas foram lançadas para o curso de Manejo de Pastagem, que será realizado em Inocência e deve capacitar sobre técnicas de manejo, gestão e mercado. A carga horária ho curso será de 24h, sendo 50% do tempo destinados à prática com visita a uma propriedade rural da região.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions