A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

29/03/2015 17:16

Receitas com mandioca transformam dona de casa em empreendedora

Caroline Maldonado
Sônia criou um creme com carne seca, coberto com mandioca palha (Foto: Divulgação/Senar)Sônia criou um creme com carne seca, coberto com mandioca palha (Foto: Divulgação/Senar)
Luzia é viúva e cuida sozinha de um pequeno lote, em que planta de tudo um pouco (Foto: Divulgação/Senar)Luzia é viúva e cuida sozinha de um pequeno lote, em que planta de tudo um pouco (Foto: Divulgação/Senar)

Ela era dona de casa e com uma receita após a outra surgiu a ideia de um pequeno restaurante especializado em pratos a base da raiz. Hoje, Sônia Almeida dos Santos, 54 anos, tem um caderno com 500 receitas e é referência quando se fala em pratos de mandioca, em Jardim, a 233 quilômetros de Campo Grande.

Sônia já participou de quatro cursos oferecidos pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), mas o de Beneficiamento e Transformação Caseira de Mandioca foi decisivo. “Quando participei do curso eu já sabia fazer goma de mandioca, pois aprendi com minha mãe. No entanto, a instrutora nos apresentou uma infinidade de receitas, além de ensinar a produzir polvilho doce, azedo e tapioca”, conta a alagoana que mora há 11 anos em Jardim.

O caderno tem receitas que todo mundo já conhece, mas algumas foram invenção da micro-empresária. “Fui convidada para participar apresentando um prato com mandioca e criei um creme com carne seca, coberto com mandioca palha. Realmente ficou muito saboroso e conquistei o 3º lugar no concurso. Me senti vencedora, pois competi com chefes de cozinha renomados”.

O incentivo que vem dos cursos também deu novos rumos à vida de uma moradora da área rural do município, no Assentamento Recanto do Miranda. Luzia Coronel Pereira, 62 anos, é viúva e cuida sozinha de um pequeno lote, em que planta de tudo um pouco.

“Participei de quatro cursos do Senar e todos me ensinaram muito. Fiz o curso de Transformação de Mandioca, Pães e biscoitos, Defumados e Embutidos, porém, o que mais me ajudou foi o de Controle do Orçamento Familiar”, relata a agricultora familiar, que hoje comercializa uma produção diversificada.

A rotina de trabalho começa as 5h. Luzia vende galinha caipira, ovos, queijo, verduras e legumes. “Com o último curso aprendi a controlar a entrada e saída de dinheiro e agora espero o curso de Criação de Frango Caipira, já que a procura é boa", destacou.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions