ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Reinaldo Azambuja participa de abertura do Showtec em Maracaju

Evento segue até a próxima sexta-feira e discute desafios do agronegócio e novas tecnologias para o Cerrado

Danielle Valentim | 16/01/2019 07:15
Edição 2019 acontece na sede da Fundação MS, de hoje até sexta-feira (18), com mais de 100 expositores. (Foto: Portal Showtec)
Edição 2019 acontece na sede da Fundação MS, de hoje até sexta-feira (18), com mais de 100 expositores. (Foto: Portal Showtec)

Começa hoje, quarta-feira (16), com a presença do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) mais uma edição do Showtec em Maracaju, a 160 km de Campo Grande, a primeira e maior feira tecnológica do calendário rural. O encontro reúne empresas e agricultores para discutir desafios do agronegócio e novas tecnologias para o Cerrado.

A ministra Tereza Cristina (PSB) já havia confirmado presença no evento, mas cancelou a vinda a Mato Grosso do Sul. O secretário de Inovação Desenvolvimento Rural e Irrigação, Fernando Camargo, a representará, conforme a assessoria de imprensa da chefa da pasta de Agricultura do governo federal.

A edição 2019 acontece na sede da Fundação MS, de hoje até sexta-feira (18), com mais de 100 expositores, mostras de ferramentas tecnológicas, maquinários agrícolas, painéis e espaços para realização de negócios.

O governador participa da abertura da feira às 8h e permanece na cidade para solenidades no período da tarde. Às 15h30 ocorre o descerramento de placa da obra de construção da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto e às 16h a passagem de Comando do 13° SGBM/Independente; do Major QOBM Bruno Santos Moreira Leite para o 2° Ten. QOBM Rodrigo Alves Bueno, no quartel do 13° Subgrupamento de Bombeiros Militar Independete.

Neste ano, a feira traz o tema “Gerando negócios, produzindo conhecimento”. O presidente da Fundação MS, Luciano Mendes, destaca que os trabalhos realizados pela instituição, pautados em demanda e difusão.

“Com as demandas, buscamos soluções para os problemas encontrados pelos produtores, por meio de nosso Conselho Técnico Científico. E com a difusão, devolvemos ao produtor a informação gerada pelo trabalho de pesquisa. O Showtec é uma dessas ferramentas de difusão de tecnologias”, afirma.

Os participantes também poderão conhecer o Guia Prático de Altas Produtividades, uma estação para apresentação prática de tecnologias, criada pela Fundação MS para levar ao público tecnologias de manejo de solo, proteção de plantas e fitotecnia, que influenciam as altas produtividades de soja e milho no Estado.

No espaço, o público terá acesso a informações sobre velocidade de plantio e sistemas de distribuição de sementes em soja e milho, influência do tamanho da semente no potencial produtivo da lavoura de soja, uso de reguladores de crescimento na cultura da soja, efeito da época de dessecação pré-colheita sobre o rendimento da lavoura, fitotoxidez de diferentes herbicidas, controle biológico de pragas na soja e no milho e momentos de aplicação de fungicidas em soja.

Outra novidade é a criação de uma trincheira com mais de 20 metros de comprimento, onde serão demonstrados aspectos físicos, químicos e biológicos do solo. Temas como o uso de drones no agronegócio, sucessão familiar e a gestão da propriedade rural serão discutidos.

Haverá uma vitrine de tecnologias hortifruti, instalada pela Fundação MS em parceria com o Senar/MS para expor os materiais disponíveis no mercado que favoreçam a produção de hortaliças.

A Embrapa também traz assuntos pertinentes ao agro, entre eles: o manejo das pastagens na pecuária eficiente, previsão de geada para o milho safrinha 2019, aplicativo Guia Clima e escolha inteligente da forrageira a cultivar.

Haverá, ainda, mostras permanentes de tecnologias, com temáticas voltadas para o manejo, controle biológico, monitoramento, ferramentas para gestão da pecuária, entre outros itens.

Protagonismo juvenil – Os jovens que atuam no agronegócio também terão espaço durante a feira, por meio do Encontro de Jovens da Agropecuária. Desta vez, o assunto discutido será: “Fatos e Fakes do Empreendedorismo”. A ideia é estimular os participantes a despertarem características empreendedoras, encorajando-os na atuação local e a favor do agro.

Matéria editada para correção de informação às 8h28.

Nos siga no Google Notícias