ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Revisada projeção e safrinha de MS deve passar de 8 mi de toneladas

Lúcio Borges | 15/06/2015 23:59

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) revisou para cima a projeção da safrinha de milho do ciclo 2014/2015 em Mato Grosso do Sul na estimativa de junho. O dado foi divulgado na última sexta-feira (12), frente ao levantamento do mês de maio. Assim, MS deve permanecer neste ciclo como terceiro maior produtor do cereal na safra de inverno no país. No mês passado, o estimado era que a produção sul-mato-grossense chegaria a 7,985 milhões de toneladas do cereal na segunda safra e na deste mês o volume aumentou para 8,049 milhões de toneladas.

Se confirmada essa projeção da Conab, o Estado deve colher a maior produção de milho safrinha de sua história, com um volume 1,2% maior do que o registrado na temporada anterior, 7,954 milhões de toneladas, que é o recorde atual.

A companhia aponta que esse incremento de produção se deve a dois discretos aumentos. Um na área cultivada, de 0,8%, que passou dos 1,547 milhão de hectares para 1,560 milhão de hectares, e outro na produtividade, que subiu 0,4%, passando de 5.140 quilos por hectare (85,6 sacas por hectare) para 5.160 quilos por hectare (86 sacas por hectare).

Os técnicos da Conab ressaltam que as lavouras sul-mato-grossenses apresentam bom desenvolvimento vegetativo e aspecto fitossanitário e que parte significativa já se encontra na fase de maturação.

Com o volume estimado para está safrinha, Mato Grosso do Sul deve permanecer neste ciclo como terceiro maior produtor do cereal na safra de inverno no país, ficando atrás somente de Mato Grosso, que deverá colher 17,887 milhões de toneladas e do Paraná, que deverá produzir 10,389 milhões de toneladas.

Nos siga no Google Notícias