ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Safra da soja deve crescer 3% e somar 7,3 milhões de toneladas em 2016

Caroline Maldonado | 21/09/2015 07:57
Produtores esperam aumentar produtividade com chuvas do El Niño (Foto: Marcos Ermínio)
Produtores esperam aumentar produtividade com chuvas do El Niño (Foto: Marcos Ermínio)

Com crescimento de produção estimado em 3%, Mato Grosso do deve colher 7,3 milhões de toneladas de soja na safra 2015/16, que inicia o plantio no fim deste mês. A estimativa é da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho de MS). A safra deste ano, segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) somou 7,177 milhões de toneladas de grãos no Estado.

Em todo Estado, a área cultivada terá crescimento de 8,8%, passando de 2,1 milhões de hectares para 2,3 milhões de hectares, de acordo com último levantamento divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).

Os produtores contam com o fenômeno El Ñino que trará chuvas de verão, excelentes na fase de desenvolvimento das lavouras. Com isso, será possível aumentar a produtividade. Essa é a ideia do agricultor de Sidrolândia, Reginaldo Poiati, que vai iniciar o cultivo no fim do mês, sem aumentar a área, de 1,7 mil hectares. 

“Estou com tudo pronto para plantar. Só espero que chova mais um pouco e que o frio não volte. Vou entrar com adubação mais intensa que na última temporada, quando colhi em média 55 sacas por hectare, para colher 60 sacas”, prevê.

Para alcançar a meta, o produtor aplicará também a técnica de controle biológico de pragas, em 120 hectares da área cultivada. Assim, organismos considerados inimigos no desenvolvimento das lavouras serão combatidos a partir de insetos predadores.

Os agricultores foram prejudicados na preparação para esta safra em função da alta do dólar, que encareceu insumos, mas isto não deve afetar os números de produtividade, na opinião do presidente da Aprosoja, Christiano Bortolotto. “É preciso que o plantio ganhe corpo para então falarmos em números recordes de soja. De qualquer forma, mesmo diante de contratempos, como a alta nos preços dos insumos, por exemplo, o agricultor trabalha para colher mais e melhor e por isso a estimativa inicial já supera os 6,8 milhões de toneladas e a área de 2,3 milhões de hectares registrados na última safra”, estima. 

Neste período, que é chamado de pré-plantio, uma equipe técnica da Aprosoja composta por oito técnicos começou visitas nas propriedades. Até março de 2016, eles vão coletar amostras de todas as fases de desenvolvimento do grão. Os resultados do levantamento serão divulgados pelo Siga MS (Sistema de Informação Geográfica e Agronegócio).

Nos siga no Google Notícias