ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Secretaria diz que lagartas que destroem lavouras estão sob controle no estado

Ricardo Campos Jr. | 09/11/2017 15:46
Lagarta Helicoverpa impressiona pelo poder destrutivo (Foto: Embrapa)
Lagarta Helicoverpa impressiona pelo poder destrutivo (Foto: Embrapa)

Sem revelar dados sobre a incidência da Helicoverpa armigera em Mato Grosso do Sul, a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) disse ao Campo Grande News nesta quinta-feira (9) que a praga está sobre controle nas lavouras.

Em fevereiro algumas lagartas, em quantidade insuficiente para causar danos econômicos, foram encontradas em plantações da região nordeste do estado e desde então o órgão não divulgou mais nada a respeito.

Durante três meses, na ocasião, técnicos da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) visitaram propriedades rurais de diversos municípios realizando um levantamento sobre a lagarta.

A Semagro não informou se novos trabalhos semelhantes foram realizados e em quais períodos depois disso.

Na terça-feira (7) o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) renovou o decreto de emergência fitossanitária em Mato Grosso do Sul relacionado à Helicoverpa, o que permite, entre outras coisas, a compra de inseticidas à base de benzoato, que normalmente são proibidos no país.

Contudo, conforme a Semagro, a medida se deu para estender os efeitos da portaria até julho de 2018, de modo a acompanhar a lavoura de soja 2017/2018.

A Helicoverpa armigera ataca mais de cem espécies cultivadas ou não, como soja, milho, café e sorgo. Segundo a Embrapa (Empresa Brasioleira de Pesquisa Agropecuária), impressiona o poder de destruição que ela tem. O primeiro registro da doença no Brasil ocorreu no oeste da Bahia em fevereiro de 2013.

Nos siga no Google Notícias