ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Secretário do Meio Ambiente apoia criação de fundo para preservação do Pantanal

Audiência pública na Assembleia debate lei e criação do fundo para financiar ações de controle e fiscalização

Danielle Valentim e Leonardo Rocha | 16/04/2018 10:43
Produtores rurais lotam o plenário da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (16), para a audiência pública. (Foto: Leonardo Rocha)
Produtores rurais lotam o plenário da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (16), para a audiência pública. (Foto: Leonardo Rocha)

Produtores rurais lotam o plenário da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (16), para a audiência pública que discute projeto de lei sobre proteção e preservação do Pantanal, e até a criação de um fundo para financiar ações. O secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familar), Jaime Verruck, apoia a criação do fundo, mas quer saber de onde virão os recursos.

O projeto está em tramitação no Congresso Nacional e tem como relator o senador Pedro Chaves (PRB/MS). O texto é de autoria do ex-governador do Mato Grosso e atual ministro da agricultura, Blairo Maggi, quando ainda era senador.

O secretário Jaime Verruck vê necessidade na criação e pontua que o fundo já poderia ter sido criado. No entanto, participa da audiência para sanar dúvidas sobre a “fonte” desse recurso.

“Acho interessante a criação de um fundo no Pantanal e, entendo que como a região é tão importante para o Brasil, uma fonte de financiamento era para existir há muito tempo, pois já a região já estaria mais desenvolvida e Bioma protegido há muito tempo. As multas estaduais cobradas no Pantanal poderiam ser revertidas para esse fundo”, disse.

Verruck reitera, que o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) já converte as multas para ações ao meio ambiente e, entende que esse fundo teria essa finalidade.

O presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Su), Mauricio Saito, adiantou que enviará uma série de requisitos importantes para a lei, mas não revelou quais.
“Só vou revelar depois da audiência, primeiro quero ouvir o projeto, mas adianto que a Famasul tem dados de que 86% do Pantanal já é preservado e 90% dessa preservação é feita pelos próprios produtores e pecuaristas pantaneiros”.

Os produtores presentes pretendem questionar e tirar dúvidas sobre as regras. A preocupação é de que haja mais restrições para atividades no Pantanal.

Nos siga no Google Notícias