ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Sem recursos do MEC, Senar/MS suspende capacitações temporariamente

Liana Feitosa | 07/07/2015 16:04

Desde o começo deste ano o Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) não oferece vagas em cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico) devido à falta de verbas do MEC (Ministério da Educação).

Com a suspensão do repasse de recursos, nenhuma nova turma do Pronatec foi aberta. A dificuldade começou no ano passado e se agravou recentemente. 

"Entre 2014 e 2015, houve um atraso no ressarcimento de recursos depois da prestação de contas do que foi ministrado pelo Senar/MS, mas o governo já fez o pagamento e está tudo certo", explica Rogério Beretta, superintendente do Senar no Estado.

Ainda de acordo com Beretta, há ainda expectativa de que o Governo Federal volte a oferecer verbas para contratar o Senar/MS como prestador de serviços para o MEC.

"O Pronatec contrata instituições para oferecer os cursos dele, usando a metodologia do programa, e paga pelas horas-aulas. É feito um cálculo e a instituição recebe depois, como prestadora de serviço", explica Rogério.

A última turma do Pronatec formada pelo Senar/MS concluiu os estudos no primeiro semestre deste ano, mas nenhum contrato entre o MEC e o Senar/MS foi firmado para aulas no segundo semestre de 2015.

Apesar disso, a instituição continua oferecendo cursos próprios, regularmente. São mais de 160 capacitações ministradas com metodologia própria.

O Senar tem parceria com todos os Sindicatos Rurais do Estado. Nesses sindicatos, funcionário do instituto faz a regimentação de turmas e agendamento dos cursos de acordo com a demanda dos municípios, ainda de acordo com o superintendente.

Para conhecer a lista completa de cursos, datas e disponibilidade de vagas, basta acessar: http://senarms.org.br/senar-ms/cursos/catalogo-de-cursos/.

Nos siga no Google Notícias