A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 17 de Outubro de 2017

07/07/2015 16:04

Sem recursos do MEC, Senar/MS suspende capacitações temporariamente

Liana Feitosa

Desde o começo deste ano o Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) não oferece vagas em cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico) devido à falta de verbas do MEC (Ministério da Educação).

Com a suspensão do repasse de recursos, nenhuma nova turma do Pronatec foi aberta. A dificuldade começou no ano passado e se agravou recentemente. 

"Entre 2014 e 2015, houve um atraso no ressarcimento de recursos depois da prestação de contas do que foi ministrado pelo Senar/MS, mas o governo já fez o pagamento e está tudo certo", explica Rogério Beretta, superintendente do Senar no Estado.

Ainda de acordo com Beretta, há ainda expectativa de que o Governo Federal volte a oferecer verbas para contratar o Senar/MS como prestador de serviços para o MEC.

"O Pronatec contrata instituições para oferecer os cursos dele, usando a metodologia do programa, e paga pelas horas-aulas. É feito um cálculo e a instituição recebe depois, como prestadora de serviço", explica Rogério.

A última turma do Pronatec formada pelo Senar/MS concluiu os estudos no primeiro semestre deste ano, mas nenhum contrato entre o MEC e o Senar/MS foi firmado para aulas no segundo semestre de 2015.

Apesar disso, a instituição continua oferecendo cursos próprios, regularmente. São mais de 160 capacitações ministradas com metodologia própria.

O Senar tem parceria com todos os Sindicatos Rurais do Estado. Nesses sindicatos, funcionário do instituto faz a regimentação de turmas e agendamento dos cursos de acordo com a demanda dos municípios, ainda de acordo com o superintendente.

Para conhecer a lista completa de cursos, datas e disponibilidade de vagas, basta acessar: http://senarms.org.br/senar-ms/cursos/catalogo-de-cursos/.

MEC suspende recursos do Pronatec para cursos ofertados no Senar/MS
Foi suspenso até junho, pelo Ministério da Educação, os repasses de verbas para novas turmas do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técni...
Receita prorroga prazo do programa de refinanciamento de dívidas rurais
A Receita Federal prorrogou até o dia 30 de novembro o prazo para adesão ao PRR (Programa de Regularização Tributária Rural), voltado aos produtores ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions