ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Sem reforma agrária, 500 famílias buscam crédito para compra, diz Fetagri

Nadyenka Castro | 01/03/2013 17:35
Geraldo Teixeira, em pé, e diretores da Fetagri. (Foto: Divulgação)
Geraldo Teixeira, em pé, e diretores da Fetagri. (Foto: Divulgação)

Sem reforma agrária há anos em Mato Grosso do Sul, trabalhadores rurais optaram por comprar pequenas propriedades com créditos do Programa Nacional de Crédito Fundiário.

De acordo com o presidente da Fetagri/MS (Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Mato Grosso do Sul), Geraldo Teixeira, mais de mil famílias já pegaram o crédito e outros 500 pedidos estão em análise.

“Como a reforma agrária pelo INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) está paralisada há anos no Estado, caminhando a passos de jabuti, o crédito fundiário tem sido a saída que muitas famílias de colonos têm encontrado para adquirir terra para trabalhar e viver”, afirmou Geraldo;

O sindicalista informou ainda que 263 famílias, que integram o Projeto Santa Fé, em Alcinópolis, estão para obter crédito fundiário para se instalar ali e cultivar a terra que é propícia também ao plantio de seringueiras.

Geraldo declarou ainda que houve uma redução do juro do crédito fundiário de 5% para 2% ao ano. Para pessoas de 16 a 32 anos, o crédito fundiário pode ser obtido junto ao Banco do Brasil, segundo Geraldo, por um juro de apenas 1% ao ano, desde que a pessoa tenha aptidão para o trabalho no campo.

Nos siga no Google Notícias