ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Seminário apresenta plano de melhoramento da hidrovia Paraná-Tietê

Caroline Maldonado | 04/09/2014 10:14
Plano prevê melhoria no transporte na hidrovia (Foto: Divulgação/Fiems)
Plano prevê melhoria no transporte na hidrovia (Foto: Divulgação/Fiems)

Para discutir maneiras de diminuir o custo de transporte de cargas em direção aos portos de exportação, especialistas se reúnem na próxima terça-feira (9) em Campo Grande no seminário “Plano de Melhoramentos da Hidrovia Paraná-Tietê”. O evento promovido pela Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul) e Ahrana (Administração da Hidrovia do Paraná) será as 9h, no auditório do Centro de Convenções e Exposições Albano Franco.

O plano de melhoramento promete reduzir o tempo de transporte pelos rios, aumentar a competitividade e a segurança do transporte pela hidrovia e gerar oportunidades de negócios em logística e novos empreendimentos nas regiões do Centro-Oeste e Sudeste servidas pela hidrovia, que é rota até os principais portos do Brasil. Em Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande, a indústria de celulose Eldorado utiliza a hidrovia para transporte de sua produção.

O seminário terá ainda a apresentação do Eveta (Estudos de Viabilidade Técnico-Econômica e Ambiental), além de projetos básicos e executivos de engenharia dos rios da bacia do Rio Paraná, que tornarão a hidrovia uma opção ainda mais atraente para o escoamento da produção dos Estados beneficiados, se acordo com a Fiems.

Plano de Melhoramento – É prevista a duplicação e reforma de eclusas, dragagem de canais, retificação, sinalização, ampliação de vãos em pontes e modernização de sinalização e balizamento.

A utilização da hidrovia Paraná-Tietê tem mais de 2.400 quilômetros de vias navegáveis por 5 Estados e capacidade para transportar até 6,2 milhões de toneladas de cargas por ano. O seminário terá a participação do presidente da Fiems, Sérgio Longen, e do superintendente da Ahrana, Antonio Badih Chehin.

Nos siga no Google Notícias