A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

24/07/2014 10:40

Seminário discute incentivo às compras de merenda da agricultura familiar

Marta Ferreira

O Sebrae realiza nesta sexta-feira (25) em Campo Grande, das 8h às 18hs, em Campo Grande, o "Seminário de Compras Públicas – Desenvolvendo a agricultura familiar”. A intenção é incentivar que as compras públicas, de produtos para a merenda escolar priorize as pequenas propriedades, principalmente nas cidades pequenas.

O público alvo do evento são, segundo o Sebrae, agentes de desenvolvimento e secretários de educação e agricultura dos municípios do estado; além de profissionais que trabalham diariamente com os alimentos, como merendeiras e nutricionistas.

Durante o evento, vai ser abordado o procedimento de compras de acordo com o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

Durante o seminário haverá, para as merendeiras, a “Cozinha Show” com a chef Claudia Girelli e com a consultora Camila Beiersdorf. A ideia é ensinar e mostrar na prática aos participantes como utilizar os produtos da agricultura familiar em receitas, principalmente voltadas à merenda escolar.

A gerente de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas do Sebrae em Mato Grosso do Sul, Sandra Amarilha, afirma que nos pequenos municípios do Estado que não contam com grandes empresas ou grandes investimentos impactantes, o incentivo às compras das pequenas propriedades é uma oportunidade para fazer com que a renda circule no território e dinamize a economia local. Para isso, segundo ela, é preciso haver um compromisso do gestor.

"Quando a merenda escolar é comprada localmente, a riqueza produzida no município se multiplica no próprio município, gera emprego, mais consumo local e dinheiro circulando, efeito denominado ciclo virtuoso da economia”, explica Sandra.

O "Seminário de Compras Públicas – Desenvolvendo a agricultura familiar” é realizado pelo Sebrae/MS e conta com o apoio da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Governo do Estado e Tribunal de Contas do Estado.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions