ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Seminário discute incentivo às compras de merenda da agricultura familiar

Marta Ferreira | 24/07/2014 10:40

O Sebrae realiza nesta sexta-feira (25) em Campo Grande, das 8h às 18hs, em Campo Grande, o "Seminário de Compras Públicas – Desenvolvendo a agricultura familiar”. A intenção é incentivar que as compras públicas, de produtos para a merenda escolar priorize as pequenas propriedades, principalmente nas cidades pequenas.

O público alvo do evento são, segundo o Sebrae, agentes de desenvolvimento e secretários de educação e agricultura dos municípios do estado; além de profissionais que trabalham diariamente com os alimentos, como merendeiras e nutricionistas.

Durante o evento, vai ser abordado o procedimento de compras de acordo com o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

Durante o seminário haverá, para as merendeiras, a “Cozinha Show” com a chef Claudia Girelli e com a consultora Camila Beiersdorf. A ideia é ensinar e mostrar na prática aos participantes como utilizar os produtos da agricultura familiar em receitas, principalmente voltadas à merenda escolar.

A gerente de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas do Sebrae em Mato Grosso do Sul, Sandra Amarilha, afirma que nos pequenos municípios do Estado que não contam com grandes empresas ou grandes investimentos impactantes, o incentivo às compras das pequenas propriedades é uma oportunidade para fazer com que a renda circule no território e dinamize a economia local. Para isso, segundo ela, é preciso haver um compromisso do gestor.

"Quando a merenda escolar é comprada localmente, a riqueza produzida no município se multiplica no próprio município, gera emprego, mais consumo local e dinheiro circulando, efeito denominado ciclo virtuoso da economia”, explica Sandra.

O "Seminário de Compras Públicas – Desenvolvendo a agricultura familiar” é realizado pelo Sebrae/MS e conta com o apoio da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Governo do Estado e Tribunal de Contas do Estado.

Nos siga no Google Notícias