A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

02/11/2014 16:41

Senar-MS capacita produtores para manejo de pastagens

Leonardo Rocha

O Senar-MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul) oferece a partir de amanhã (3), capacitação para produtores rurais, em manejo de pastagens, nos municípios de Camapuã, Campo Grande e Terenos. Estas atividades irão se estender até o dia 7 de novembro, com o objetivo de incentivar a prática sustentável.

De acordo com o instrutor do Senar, Bruno Cubas, Mato Grosso do Sul tem 80% de suas pastagens degradadas, situação que prejudica o solo e o bem-estar dos animais. "O ideal é que a análise do solo seja feita todo ano para que nós possamos sugerir o que é melhor dentro da propriedade”.

Ele lembra que o pasto é o alimento ideal para o gado, tendo os nutrientes necessários, por isto é essencial ter um pasto de qualidade. Nesta capacitação, haverá um incentivo para seja adotado pelos produtores, um sistema de rotação de pastagens. "É possível colocar mais animais em uma área menor, pois o animal tem menos desgaste e o alimento está sempre disponível”.

Cubas observa que o custo de investimento para esta prática gira em torno de R$ 1,5 mil a R$ 2 mil por hectare, mas que esta mudança irá proporcionar aumento na produção. Os participantes desta capacitação irão conhecer os principais tipos de forragens, matéria orgânica, calagem, adubação, morfologia e fisiologia. Quem quiser mais informações devem entrar em contato com os sindicatos rurais dos municípios citados.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions