ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Senar-MS irá capacitar trabalhadores rurais em primeiros socorros

Leonardo Rocha | 06/09/2015 14:59
Senar realiza curso para capacitar trabalhadores rurais, devido a acidentes no campo (Foto: Senar/MS)
Senar realiza curso para capacitar trabalhadores rurais, devido a acidentes no campo (Foto: Senar/MS)

O Senar-MS ( Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul) orefer curso de capacitação em Noções em Primeiros Socorros para trabalhadores rurais, durante quatro dias, começando em 08 e 09 de setembro na Fetagri (Federação dos Trabalhadores na Agricultura) e 10 e 11 do mês, nas Fazendas Santa Maria e Indiana, que ficam em Porto Murtinho.

A intenção é capacitar os trabalhadores em função de acidentes na área rural, que pode ter um agravamento do estado físico, até que chegue a assistência médica qualificada. O Senar oferece 29 qualificações em Mato Grosso do Sul entre 06 e 12 de setembro, com 593 produtores inscritos.

“As empresas do setor agropecuário têm que obedecer a legislações de segurança e isso inclui primeiros socorros”, explicou Fernando Pirolo, instrutor do Senar.

O curso foi elaborado por engenheiros de segurança de trabalho e também por instrutores do Senar, já que em Mato Grosso do Sul, muitas propriedades rurais ficam distantes das cidades. “O trabalhador precisa ter noção de como checar o pulso e a respiração, fazer massagem cardíaca, como agir em caso de ataque de animal peçonhento ou contato com produto tóxico”, ressaltou o instrutor do Senar, Alberto Ribeiro.

Neste cursos além de atender produtores e trabalhadores em pecuária e agricultura, também haverá a devida orientação para serviços realizados em usinas e empresas florestais. “Em espaços confinados podem ter gases tóxicos e inflamáveis, o trabalhador precisa entender o que são esses gases e as regras a serem seguidas”, disse ele.

Nos siga no Google Notícias