A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 22 de Outubro de 2017

23/11/2014 12:58

Senar oferece cursos de fabricação caseira de derivados de leite nesta semana

Caroline Maldonado
Nesta semana, ocorrem ainda 68 cursos gratuitos oferecidos pelo Senar (Foto: Divulgação/Senar)Nesta semana, ocorrem ainda 68 cursos gratuitos oferecidos pelo Senar (Foto: Divulgação/Senar)

Nesta semana, moradores de Dourados e de Tacuru podem participar de cursos oferecidos pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul) com foco na fabricação caseira de derivados de leite.

De segunda-feira (24) a quarta-feira (26) ocorrem as aulas da primeira turma em Tacuru, a 427 quilômetros de Campo Grande. A segunda turma será de quinta-feira (27) a sábado (29). Em Dourados, a 233 quilômetros de Campo Grande, o curso vai de terça-feira (25) a quinta-feira (27).

Ao todo serão capacitadas 36 pessoas, de acordo com o Senar. A instrutora do Senar/MS, Maria Cristina Sartori, explica que para abrir uma empresa e gerar renda é preciso se adequar a padrões sanitários, como a Instrução Normativa 62 (IN-62), estabelecida pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

“A normativa dá condições para o produtor comercializar. A IN-62 é específica para o leite e trata da questão sanitária, que sem dúvida é essencial para este tipo de produção”, esclarece, falando um pouco do que será passado aos aluno nos cursos.

São produzidos nos cursos subprodutos como ricota e bebida láctea. Os derivados diretos do leite fabricados são queijo meia cura e fresco, mussarela, doce de leite e iogurte. Nesta semana, ocorrem ainda 68 cursos gratuitos oferecidos pelo Senar.

A oferta de cursos e datas está disponível no site www.senarms.org.br. Outras informações também podem ser obtidas pelo telefone 3320-9700 ou nos sindicatos rurais do municípios do Estado.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions