ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Showtec espera 15 mil e terá lançamento de espécies de soja

Paula Vitorino e Carlos Martins | 23/01/2013 09:18
Fundação MS traz inovações para Showtec com espécies de soja e irrigação. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Fundação MS traz inovações para Showtec com espécies de soja e irrigação. (Foto: Rodrigo Pazinato)

A 17ª edição da Showtec começa hoje, em Maracaju, e espera reunir 15 mil visitantes durante os três dias de exposição, que teve crescimento de 30% em relação ao ano anterior. São 130 expositores e mais de 500 tecnologias para serem apresentadas.

A solenidade da abertura deve contar com a presença da titular da Seprotur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção e Turismo) Teresa Cristina Corrêa, o senador Waldemir Moka e o prefeito de Maracaju, Maurílio Azambuja.

Entre as inovações da feira, está a apresentação de 50 novas espécies de soja. O pesquisador da Fundação MS, Carlos Pitol, explica que são novos tipos já adaptados geneticamente para a diversidade do clima do Estado. Além disso, os grãos são mais resistentes a pragas, como a ferrugem e mancha alvo.

Carlos destaca que as novas espécies de soja também podem ter produtividade, passando da média de 60 sacas por hectare para 75 sacas.

Outra novidade da Showtec neste ano é o debate sobre irrigação, incluindo questões ambientais e tecnologias, e a exposição pecuária.

O presidente Fundação MS, Renato Roscóe, diz que está crescendo cada vez mais o interesse pela integração de pecuária e agricultura. Durante o evento será lançado o livro “Sistema de integração lavoura, pecuária e floresta: a produção sustentável”, produzido pela Embrapa.

Renato frisa que a Showtec é uma oportunidade dos produtores buscarem conhecimento e orientações sobre a plantação. Além disso, eles podem ver na pratica o cultivo das espécies.

“Começamos a plantar os grãos em agosto para que agora já estejam grandes e possam ser vistas pelos produtores, que podem escolher suas culturas”, diz.

Nos siga no Google Notícias