ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Simpósio da Soja debate dia 31 utilização de drones nas plantações

Nyelder Rodrigues | 28/08/2016 21:14

O 14º Simpósio da Soja, que será realizado na próxima quarta-feira (31), 7h, na Câmara Municipal de Naviraí - município localizado a 366 km de Campo Grande -, contará com uma palestra sobre a utilização de drones como ferramenta de gestão para a produção da soja.

Segundo o pesquisador da Embrapa Instrumentação Agropecuária de São Carlos (SP), Lúcio André de Castro Jorge, os drones devem ser utilizados principalmente no monitoramento da cultura de soja, visando identificar variações no desenvolvimento da planta, ocasionados por deficiências nutricionais, alguma praga ou doença, ou mesmo por manejo inadequado.

“Os drones podem ter sensores diferentes que vão fazer análises distintas, como o sensor RGB que mostra alterações no manejo da cultura, falhas de plantio, invasoras. Já o sensor NIR permite visualizar a biomassa, vigor da planta, estresses hídricos e mesmo nutricionais. O sensor hiperespectral permite detectar doenças e pragas de forma precoce e o sensor thermal mostra as alterações de temperatura que estão ligadas a estresse hídrico”, explica.

Atualmente existem softwares da Embrapa para o devido processamento das imagens como o SISCOB e o mercado apresenta uma gama muito grande de modelos e preços. O pesquisador ainda alerta que é sempre recomendável informar à Embrapa qual o melhor modelo para sua aplicação.

Simpósio - O evento já é uma tradição na região e reúne mais de 200 pessoas de diferentes estados, como Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, dentre outros.

O evento tem o objetivo de apresentar para técnicos, produtores e estudantes as tendências do mercado, clima e inovações do setor. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site da Copasul, o www.copasul.coop.br.

Nos siga no Google Notícias