ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Simpósio debate tecnologias para minimizar gases de efeito estufa

Renata Volpe Haddad | 07/06/2016 12:46
Presidente da Famasul, Maurício Saito, informou durante seminário que o Estado é sequestrado de gases de efeito estufa. (Foto: Renata Volpe)
Presidente da Famasul, Maurício Saito, informou durante seminário que o Estado é sequestrado de gases de efeito estufa. (Foto: Renata Volpe)

O Brasil é responsável por 2% de emissão de gás de efeito estufa sendo o sétimo maior emissor do mundo. A agropecuária e setor elétrico são os que mais produzem o gás. Em palestras e debates, o 2º Simpósio Internacional Sobre Gases de Efeito Estufa na Agropecuária começa nesta terça-feira (7) em Campo Grande para discutir e levar maior entendimento para a sociedade sobre o tema.

Segundo o presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Maurício Saito, o simpósio é uma oportunidade para mostrar para sociedade em geral e não só para o setor produtivo, o resultado de um trabalho realizado pela comunidade científica em relação a emissão de gases de efeito estufa.

"Ao contrário do que se pensa, Mato Grosso do Sul é um grande sequestrador de gases de efeito estufa. Temos aproximadamente 21 milhões de cabeças de gado no Estado e eles emitem esses gases que causam um tipo de problema na camada de ozônio. Mas, com as tecnologias que estão sendo implantadas na propriedades, como o plantio direto e o ILPF (Integração Lavoura, Pecuária e Floresta), faz com que os produtos arbóreos sequestrem esses gás emitido pelos animais", explica.

Ainda conforme Saito, Mato Grosso do Sul é exemplo para outros Estado. "Temos no balanço um superávit em relação a isso, demonstrado e amparado pela comunidade científica, em que o Estado produz com excelência sem prejudicar o meio ambiente".

Seminário do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável foi realizado nesta manhã. (Foto: Renata Volpe)
Seminário do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável foi realizado nesta manhã. (Foto: Renata Volpe)

A abertura do simpósio será nesta noite, às 19h com a presença do presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), João Martins e presidente nacional da Embrapa, Maurício Lopes.

Na manhã de hoje, um seminário do GTPS (Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável) foi realizada e debatida com dois palestrantes: o presidente do GTPS, Fernando Sampaio e o diretor geral da Agroícone, Rodrigo Lima.

Durante a palestra, Lima explicou que em 2005 o uso da terra era o maior emissor de gás de efeito estufa, sendo que 59% da área brasileira era desmatada. Em 2010, o problema caiu para 15%. "E com a redução do desmatamento, os setores de agropecuária e energia entram como os principais emissões de gases do efeito estufa".

O palestrante apresentou ainda as Ações Brasileiras no Acordo de Paris. "Pensando em pecuária, no acordo, o Brasil precisa zerar desmatamento ilegal até 2030, compensar desmatamento legal, restaurar 12 milhões de hectares de florestal, recuperar 15 milhões de hectares de pastagem, incentivar 5 milhões de hectares para ILPF e implementar o novo código florestal. O Brasil levou para o acordo de Paris essas medidas e disse que vai se comprometer com as ações de baixo carbono", informou.

Pecuária – O presidente do GTPS, Fernando Sampaio, explicou que durante muito tempo a pecuária se expandiu horizontalmente ocupando novas áreas e hoje a zona de produção reduziu.

"Estamos produzindo mais por hectare e a agricultura está crescendo em áreas de pastagem e com isso não perdemos com produção nem exportação, pelo contrário, continuamos aumentado a produtividade. A pecuária é capaz de liberar área de produção agrícola e para acomodar área de restauração prevista na legislação do código florestal".

Ainda conforme Sampaio, exitem 12 milhões de hectares de áreas florestais dentro de propriedades privadas que precisam ser recuperadas e o código florestal protege vegetação dentro de fazendas que representam estoque de carbono grande.

"Temos o desafio de acabar com o desmatamento ilegal, outro desafio é em relação a segurança jurídica e fundiária e estamos debatendo soluções para achar uma maneira de compensar os produtores para esse ativos preservados", finalizou.

O 2º SIGEE acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, de 7 a 9 de junho e é promovido pelo Sistema Famasul e pela Embrapa Gado de Corte, em parceria com diversas instituições públicas e privadas. A finalidade é compartilhar novos conhecimentos sobre a dinâmica de gases de efeito estufa na agropecuária brasileira.

Nos siga no Google Notícias