A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

12/11/2010 17:46

Software mostra como animais se alimentam no Pantanal

Redação

Quem come o que? Essa é a resposta que a ferramenta Deltadiet vai dar aos pesquisadores que querem conhecer mais sobre a nutrição animal no Pantanal. O banco de dados é um guia para identificação da dieta de herbívoros e foi lançado na noite de ontem, durante o 5º Simpan (Simpósio sobre Recursos Naturais e Socioeconômicos do Pantanal), em Corumbá.

Ele foi apresentado pelo pesquisador Arnaud Desbiez, do Royal Zoological Society of Scotland. O trabalho de pesquisa foi desenvolvido no Laboratório de Dieta Animal da Embrapa Pantanal nos últimos anos.

O banco de dados reúne 250 plantas. Foi obtido a partir da análise microhistológica das fezes de animais domésticos e silvestres que vivem na planície pantaneira e que consomem plantas.

"Por meio das fezes conseguimos identificar características da planta consumida. O banco traz imagens e descrição completa dessas plantas", contou Arnaud.

Ele disse que as plantas são excelentes indicadores sobre as condições do Pantanal. Por meio delas, é possível saber se há excesso de pastejo, fazer análise nutricional, estimar a capacidade de suporte de uma área, entre outras ações. Pesquisadores estão utilizando o Deltadiet em estudos sobre animais carnívoros que também consomem plantas.

O material estará disponível em forma de CD para uso público daqui a aproximadamente seis meses. Mas se algum pesquisador precisar da ferramenta antes disso, pode entrar em contato com a Embrapa Pantanal.

Arnaud disse ainda que a ferramenta será ampliada constantemente. O trabalho foi desenvolvido graças à parceria envolvendo Embrapa Pantanal, O Royal Zoological, a WCS-Brasil (Associação Conservação da Vida Silvestre) e Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul).

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions