ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Software mostra como animais se alimentam no Pantanal

Redação | 12/11/2010 17:46

Quem come o que? Essa é a resposta que a ferramenta Deltadiet vai dar aos pesquisadores que querem conhecer mais sobre a nutrição animal no Pantanal. O banco de dados é um guia para identificação da dieta de herbívoros e foi lançado na noite de ontem, durante o 5º Simpan (Simpósio sobre Recursos Naturais e Socioeconômicos do Pantanal), em Corumbá.

Ele foi apresentado pelo pesquisador Arnaud Desbiez, do Royal Zoological Society of Scotland. O trabalho de pesquisa foi desenvolvido no Laboratório de Dieta Animal da Embrapa Pantanal nos últimos anos.

O banco de dados reúne 250 plantas. Foi obtido a partir da análise microhistológica das fezes de animais domésticos e silvestres que vivem na planície pantaneira e que consomem plantas.

"Por meio das fezes conseguimos identificar características da planta consumida. O banco traz imagens e descrição completa dessas plantas", contou Arnaud.

Ele disse que as plantas são excelentes indicadores sobre as condições do Pantanal. Por meio delas, é possível saber se há excesso de pastejo, fazer análise nutricional, estimar a capacidade de suporte de uma área, entre outras ações. Pesquisadores estão utilizando o Deltadiet em estudos sobre animais carnívoros que também consomem plantas.

O material estará disponível em forma de CD para uso público daqui a aproximadamente seis meses. Mas se algum pesquisador precisar da ferramenta antes disso, pode entrar em contato com a Embrapa Pantanal.

Arnaud disse ainda que a ferramenta será ampliada constantemente. O trabalho foi desenvolvido graças à parceria envolvendo Embrapa Pantanal, O Royal Zoological, a WCS-Brasil (Associação Conservação da Vida Silvestre) e Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul).

Nos siga no Google Notícias