ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Suspeita de doença no PR provoca temor no mercado

Aline dos Santos | 10/12/2012 09:57
A secretaria Tereza Cristina diz que ´fofoca´ pode ter impacto no mercado da pecuária. (Foto: Arquivo)
A secretaria Tereza Cristina diz que ´fofoca´ pode ter impacto no mercado da pecuária. (Foto: Arquivo)

A segunda-feira é de expectativa no mercado da carne. Divulgada na sexta-feira, a notícia de que foi registrada no Paraná, em 2010, a presença de uma proteína modificada que pode levar a doença da vaca louca repercute pelo mundo. O Japão já anunciou a suspensão da importação de carne processada do Brasil. O temor é que outros mercados também vetem as compras.

“O mercado vive de fofoca, boato, especulação. Mesmo sem nenhum motivo para isso”, afirma a secretária estadual de Produção, Tereza Cristina Côrrea da Costa Dias. De acordo com ela, o Japão importa muita pouca carne de Mato Grosso do Sul. Os maiores compradores da carne bovina são Rússia e países do Oriente Médio, como o Egito.

A expectativa é que os japoneses revejam o veto em breve, após verificarem os procedimentos adotados pelo governo brasileiro. Contudo, o setor teme que a notícia seja usada para obtenção de vantagens comerciais, forçando redução de preço.

Conforme Tereza Cristina, a OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) manteve a classificação do Brasil como risco insignificante para a EEB (Encefalopatia Espongiforme Bovina), nome técnico da doença. O que não justificaria a decisão de suspensão do mercado internacional.

“Não há nenhum tipo de risco para a população”, afirma a secretária. Ela explica que 98,8% do rebanho é criado a pasto no Estado. Sendo o período de confinamento de 60 a 90 dias. Neste caso, é proibido insumo de origem animal, como farinha de carne ou osso.

“O animal não morreu de vaca louca. O exame laboratorial para ver a causa da morte identificou uma proteína modificada que pode levar à doença da vaca louca”, afirma. Na sexta-feira, o Ministério da Agricultura divulgou nota classificando o caso como ocorrência não clássica. Conforme o documento, o bovino de idade avançada (13 anos) morreu em menos de 24 horas e era criado a pasto.

“O caso, detectado há dois anos, é uma ocorrência antiga e isolada, que não traz nenhum risco à saúde pública e à sanidade animal do país”, afirmou, por meio da nota, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério, Ênio Marques.
Conforme a Folha Online, o Japão não é grande importador de carne do Brasil. O país vende àquele mercado carne enlatada e alimentos com pedaços de carne, como feijoada.

O último grande abalo no mercado brasileiro da carne bovina teve o epicentro em Mato Grosso do Sul. Com a descoberta, em 2005, de focos de febre aftosa na região Sul do Estado.

Nos siga no Google Notícias