ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Tempo seco coloca MS em alerta para risco de incêndios florestais

Bruno Chaves | 05/07/2014 13:32
Estado ocupa a 4ª posição no ranking brasileiro de queimadas (Foto: Divulgação/Assessoria)
Estado ocupa a 4ª posição no ranking brasileiro de queimadas (Foto: Divulgação/Assessoria)

Ocupando o quarto lugar no ranking brasileiro de incêndios, com 3,5 mil casos registrados em 2013, conforme dados do Ibama, Mato Grosso do Sul está em alerta para riscos de incêndios florestais com o tempo seco. Instrutor estadual do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Miguel Catharini Neto recomenda que produtores e trabalhadores redobrem os cuidados na prevenção de queimas no período de maio a setembro.

As causas naturais de incêndios registrados em Mato Grosso do Sul são a baixa umidade do ar, as altas temperaturas e os ventos fortes. Entretanto, ações do homem como explosão de fogos de artifício, balões de gás hélio e fogueiras mal apagadas podem contribuir para o índice.

“Estamos num período muito seco do ano e é preciso aumentar a atenção para essas fontes de ignição, principalmente nas florestas, onde se encontra grande quantidade de material vegetal inflamável”, esclareceu Neto.

O instrutor recomenda a manutenção de aceiros, em que parte da vegetação é retirada nas proximidades da fazenda, impedindo que o incêndio tome maiores proporções, para evitar estragos nas propriedades. “Essa ação dificulta a expansão do fogo. Construção de estradas e açudes também podem servir como estratégias para evitar danos com queimadas”, explicou.

Com a intenção de diminuir os focos de incêndio do Estado, o Senar em MS vai realizar o curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais nos municípios de Nova Alvorada do Sul e Angélica, de 7 a 8 de julho, além de Três Lagoas, entre 10 e 12 de julho.

Aproximadamente 60 trabalhadores rurais serão capacitados por meio da qualificação, que tem carga horária de 16 horas. Os alunos serão capacitados na prática do combate de incêndios, noções de primeiro socorros e conceitos sobre causas e prevenção.

Nos siga no Google Notícias