ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Terra agrícola em MS se valoriza em 586%, 2º maior aumento no País

Caroline Maldonado | 03/03/2015 12:34
No Brasil, a terra representa 70,5% do valor dos bens existentes nos estabelecimentos agropecuários (Foto: Marcos Ermínio)
No Brasil, a terra representa 70,5% do valor dos bens existentes nos estabelecimentos agropecuários (Foto: Marcos Ermínio)

Mato Grosso do Sul é o segundo Estado com maior valorização das terras agrícolas do país, nos últimos onze anos. Os preços subiram 586%, de 2002 a 2013, segundo levantamento feito pela AGE/Mapa (Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), em parceria com o engenheiro agrônomo e pesquisador da UNB (Universidade de Brasília), Flávio Botelho.

Tocantins é o primeiro da lista, com valorização de 698,5 % no preço das terras. Em terceiro, está Sergipe, com 578,3 % e em quarto, Mato Grosso, onde as fazendas foram valorizadas em 514,1 %. Em todo o país, o preço médio subiu 308,1 %. Esse dado é superior ao que se refere a elevação da taxa de inflação no Brasil.

Nesses onze anos, a taxa de inflação apontada pelo IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) da FGV (Fundação Getúlio Vargas), foi de 121,9%. Os pesquisadores concluem que a valorização está relacionada ao aumento da produtividade agrícola, que estimula a demanda de terra e leva ao aumento do preço.

Além disso, os valores dos produtos agrícolas também forçaram a tendência crescente dos preços de terras de lavouras e de pastagens. Outro fator que ajuda na valorização, de acordo com o estudo assinado também pelos pesquisadores do Mapa, Eliana Bastos e José Gasques, é o crédito rural, em especial o de investimento, ampliado com programas e políticas do Governo Federal.

Valorização - Conforme o levantamento, no Brasil, a terra representa 70,5% do valor dos bens existentes nos estabelecimentos agropecuários. Os demais valores são distribuídos em prédios, instalações, e benfeitorias, lavouras permanentes e temporárias, matas e outros bens, como veículos, máquinas e animais.

Na região Norte, Rondônia, Pará e Tocantins lideraram o aumento do preço de terras. No Nordeste, apresentam as maiores valorizações as terras de Ceará, Paraíba, Sergipe e Bahia. No Sudeste, as terras tiveram maior variação em Minas Gerais e no Sul, os três estados apresentaram alta, mas as maiores ocorreram em Santa Catarina e no Paraná.

No Centro-oeste, a maior valorização, 14,37% ao ano, ocorreu em Mato Grosso, seguido por Goiás, conforme dados da FGV, citados pelos pesquisadores.

Nos siga no Google Notícias