ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Trânsito de gado é liberado na Zona de Alta Vigilância

Redação | 19/10/2009 16:58

O governo federal liberou hoje o trânsito de gado entre as propriedades localizadas na ZAV (Zona de Alta Vigilância). A autorização foi ratificada nesta segunda-feira.

Segundo informações do portal de notícias do governo do Estado, o trânsito está disponível a todas as categorias de animais. Os pecuaristas que querem efetuar o transporte podem procurar os escritórios da Iagro (Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal) para a emissão da GTA (Guia de Trânsito Animal).

A decisão atende as orientações do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e os níveis de controle sanitário adotados no Estado. As medidas proporcionam segurança ao procedimento de transporte, inclusive durante a campanha de vacinação na ZAV.

Na semana passada o Sindicato Rural de Bela Vista denunciou que o atraso na vacinação contra a aftosa na ZAV já causava prejuízo aos produtores rurais.

A criação da ZAV foi exigência para que o Estado fosse considerado área livre de febre aftosa com vacinação, o que reabilitou Mato Grosso do Sul no cenário do comércio mundial de carne.

A Zona de Alta Vigilância é composta por 13 municípios

Nos siga no Google Notícias