ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Economia

União determina leilão de terras para compra de área para índios em MS

Zana Zaidan | 02/11/2013 17:45

A Superintendência do Patrimônio Público da União em Mato Grosso do Sul, determinou o leilão de duas áreas do estado para que o dinheiro seja utilizado na compra de terras para os indígenas Atikum, etnia que vive em Nioaque, a 179 quilômetros de Campo Grande, junto com índios Terena.

A determinação foi feita por uma portaria publicada no dia 25 no Diário Oficial da União, assinada pelo superintendente da SPU/MS, Mário Sérgio Sobral Costa.

Conforme a publicação, duas terras que equivalem a 251,8 hectares no município de Caracol deverão ser leiloadas. A área passou a ser da União no dia 7 de agosto de 2001, porque o antigo dono tinha dívidas com o governo federal. As terras estão avaliadas em R$ 679,899 mil, conforme o Sistema Integrado de Administração Patrimonial.

A portaria autoriza permuta entre a União e a prefeitura de Nioaque, que deve fazer o leilão e com o dinheiro comprar terras para os Atikum, que vivem em área junto com indígenas da etnia terena. Caso o montante arrecadado com o leilão seja superior ao valor da área comprada, o que sobrar deverá ficar com a União.

A prefeitura de Nioaque tem três anos para efetivar todos os trâmites e, em caso de não cumprimento, o poder público municipal perde o direito sobre as áreas.

Conflito agrário - A determinação foi feita dois meses após o governo federal apontar como solução para os conflitos indígenas em Mato Grosso do Sul a compra de terras dos proprietários pela União.

Ainda não houve acordo sobre o tema e, segundo a Famasul (Federação da Agricultura de MS), 79 propriedades continuam invadidas por indígenas no estado.

Nos siga no Google Notícias