ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Urucum é apresentado como alternativa viável de produção em assentamentos

Helio de Freitas, de Dourados | 18/09/2015 15:08
Agricultores familiares de Itaquiraí conhecem produção de urucum em Ivinhema (Foto: Edson Freitas/Divulgação)
Agricultores familiares de Itaquiraí conhecem produção de urucum em Ivinhema (Foto: Edson Freitas/Divulgação)

O urucum, também conhecido como colorau, pode ser mais uma alternativa de produção rentável no município de Itaquiraí, a 410 km de Campo Grande. A sugestão foi apresentada a um grupo de agricultores familiares dos assentamentos Santa Rosa e Complexo Santo Antônio.

Para entender como se cultiva e ganha dinheiro com o produto, agricultores familiares e membros de associações rurais de Itaquiraí foram levados terça-feira ao município de Ivinhema, onde o plantio de urucum já é realidade.

Na sede da Associação dos Moradores e Produtores Agropecuários da Gleba Ouro Verde, os agricultores de Itaquiraí foram recebidos pelo presidente José Kuhnen Muller, que explicou sobre a cultura do urucum. Edmilson Gonçalves também fez exposições de orientações básicas e destacou o sistema de comercialização do colorau.

Os agricultores familiares também conheceram uma lavoura de urucum e receberam informações sobre preparo da terra, semeadura, colheita, transporte e armazenamento. Segundo os produtores de Ivinhema, o urucum tem comercialização garantida.

Jorge Paulo Ferreira, técnico agrícola da Secretaria Municipal de Agricultura de Itaquiraí,

O secretário de Agricultura de Itaquiraí, Daniel Mamédio do Nascimento, disse que o plantio de urucum é mais uma alternativa de produção para os agricultores familiares, por ser economicamente viável.

“Quem ingressar no cultivo do urucum vai ter todo o respaldo técnico da Secretaria de Agricultura e nós vamos incentivar o desenvolvimento desta atividade, que vai ocupar a mão de obra dos assentamentos e garantir renda às famílias rurais. Existe mercado na culinária, como corante natural, e na indústria alimentícia como corante para laticínios, doces, massas, carnes, sorvetes, bebidas, óleos e gorduras. O urucum também pode ser adicionado a cosméticos, produtos farmacêuticos, tecidos e tintas”, afirmou Mamédio.

Nos siga no Google Notícias