ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Uso de sensor óptico para agricultura de precisão é analisado em pesquisa

João Humberto | 12/06/2016 20:13
O objetivo da pesquisa é estudar essa estratégia para o melhoramento da produção do algodão (Foto: Divulgação/Fundect)
O objetivo da pesquisa é estudar essa estratégia para o melhoramento da produção do algodão (Foto: Divulgação/Fundect)

O projeto “Uso de sensor óptico ativo na avaliação das relações entre adubação nitrogenada, condições hídricas e aplicação de regulador de crescimento na cultura do algodoeiro”, coordenado pelo professor e pesquisador da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Fábio Henrique Rojo Baio. O objetivo é estudar essa estratégia para o melhoramento da produção.

As técnicas de agricultura de precisão estão ligadas à gestão sustentável e ao aumento da produtividade da cultura. No caso dessa pesquisa, o estudo averigua a produtividade da cultura do algodoeiro e analisa como avaliar economicamente o investimento na tecnologia.

A agricultura de precisão envolve três elementos críticos: coleta de informação, aplicação de tecnologia, e gerenciamento. O investimento em sensores, GPS e em mapeamentos encarecem o custo da produção se nada for feito com a tecnologia.

Segundo Baio, a aplicação prática das informações de campo é importante para reverter o investimento em lucro. Uma forma de obter retorno é pela aplicação localizada de insumos em taxa variável - VRT (Variable Rate Technology). No Brasil, a aplicação em VRT de adubos e corretivos está cada vez mais comum no Brasil, devido ao mapeamento da fertilidade do solo, mas existe muita dúvida sobre como fazer a aplicação em VRT, informa Fábio Henrique.

Algodão - O algodoeiro é uma planta perene que foi adaptada para o cultivo anual, com necessidade de controle do crescimento vegetativo e finalização do ciclo para colheita mecanizada. A aplicação do regulador de crescimento é necessária para gerenciar o crescimento vegetativo e equilibrar ao reprodutivo.

Baio explica que a proposta desenvolve modelo alternativo de recomendação de nitrogênio em cobertura na cultura do algodoeiro. Os resultados levarão ao uso racionalizado dos insumos avaliados, diminuindo contaminação e impacto ambiental, além de melhorar a exatidão e eficiência da adubação nitrogenada em cobertura, aplicada ao algodoeiro, minimizando os custos com essa adubação, possibilitando a recomendação em taxa variável do nitrogênio e de regulador de crescimento, baseado em leitura de um sensor multiespectral, observa o pesquisador.

Economicamente, os resultados gerados com esta pesquisa poderão trazer grandes vantagens não somente para o Mato Grosso do Sul, mas para o Brasil, uma vez que traz informações sobre o lucro pelo investimento na tecnologia.

(Com informações da Fundect/MS)

Nos siga no Google Notícias