A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

01/11/2011 09:42

Vacina contra aftosa começa nesta terça-feira em 19 estados

Wendell Reis

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa começa nesta terça-feira (1°) em 19 estados do País. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento espera que 160 milhões de bovinos e bubalinos sejam imunizados em todo o Brasil.

A partir dessa campanha os produtores da região de Planalto e Zona de Fronteira deverão fazer o registro pela internet. Segundo a Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), 30 mil pecuaristas de todo o Estado já tem senha para fazer o cadastro.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o rebanho do Mato Grosso do Sul é o terceiro maior do País, com 22.354.077 bovinos. No Estado, o município com maior rebanho é Corumbá, com 1,9 milhão, perdendo apenas para o município de São Félix do Xingu, no Pará, que ultrapassa 2 milhões de cabeça.

O Governo Federal espera que até 2013 o País esteja livre da aftosa. Neste momento, apenas Santa Catarina está livre, sem necessidade de vacinação. Em 2010 foram vacinados 97,4% do rebanho. A expectativa é de que este número seja batido em 2011.

A Iagro espera que os produtores aproveitem o feriado prolongado para vacinar o rebanho referente a campanha do mês de novembro. O produtor terá prazo de 15 dias após o término da campanha para realizar a declaração e entregar os documentos em qualquer escritório da Iagro.

Na região do Planalto e da Fronteira a campanha ocorre de 1° a 30 de novembro. Já no Pantanal a vacina deve ser aplicada de 1° de novembro a 15 de dezembro. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3901-2717, 3318-3600 ou 0800-6476713.



Registro de vacina contra a febre aftosa poderá ser feito pela internet
A vacinação contra aftosa em Mato Grosso do Sul começa com uma novidade: a partir dessa nova campanha os produtores da região de Planalto e Zona de F...
Paraguai quer discutir com o Brasil medidas de combate à febre aftosa
O ministro da Agricultura do Paraguai, Enzo Cardozo, quer discutir com o colega brasileiro, Mendes Ribeiro Filho, ações tomadas para o combate a foco...
Vacinas contra aftosa já estão à venda em revendedoras credenciadas
A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) antecipou a comercialização de vacinas contra a febre aftosa. Com isso, os produtores...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions