ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Vacinação contra aftosa começa hoje para imunizar 520 mil animais

Priscilla Peres | 01/04/2016 09:13
Vacinação contra aftosa começa hoje com imunização de 520 mil animais. (Foto: Famasul)
Vacinação contra aftosa começa hoje com imunização de 520 mil animais. (Foto: Famasul)

Começa hoje em Mato Grosso do Sul a primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa. Todos os animais bovinos, em qualquer idade, devem receber a vacinação e a previsão da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é de que sejam imunizados 520 mil animais.

O calendário foi definido pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal)e é dividido entre três regiões, com datas diferentes para os proprietários e animais do Pantanal.

A primeira etapa da vacinação acontece para os produtores da Fronteira. A liberação do sistema para revendas credenciadas e início da aplicação está agendado para acontecer de 1º de abril a 15 de maio podendo o registro ser realizado de 1º de abril a 30 de maio.

A liberação do sistema e início das aplicações na região do Planalto está prevista para acontecer de 2 de maio a 1º de junho e o registro poderá ser realizado de 2 de maio a 16 de junho.

O produtores da região do Pantanal – que optaram pela vacinação do rebanho no mês de maio – a liberação do sistema para revendas credenciadas e início da aplicação está agendado para acontecer de 2 de maio a 16 de junho e o registro poderá ser realizado de 2 de maio a 1º de julho.

Mato Grosso do Sul é livre de aftosa com vacinação desde 2011. Segundo o médico veterinário do Sistema Famasul, Horácio Tinoco, para o Estado manter a atual condição é preciso uma ação permanente. “Os produtores rurais precisam continuar o trabalho de prevenção para manter o status que é reconhecido pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) e abre portas para que a nossa carne bovina conquiste um espaço de cada vez maior no mercado internacional", ressalta.

"Os produtores destes municípios (da Fronteira) têm tomado todas as medidas sanitárias necessárias para o fortalecimento do setor. Exemplo deste trabalho é que o índice de cobertura vacinal na região ultrapassa 99%", afirma Tinoco.

Nos siga no Google Notícias