ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Vacinação contra aftosa tem meta de imunizar 10 milhões de bovinos

Renata Volpe Haddad | 01/11/2016 11:20
Vacinação começou nesta terça-feira (1) e deve imunizar mais de 10 milhões de bovinos e bubalinos. (Foto: Divulgação)
Vacinação começou nesta terça-feira (1) e deve imunizar mais de 10 milhões de bovinos e bubalinos. (Foto: Divulgação)

A segunda etapa da vacinação contra febre aftosa começou nesta terça-feira (1) em Mato Grosso do Sul. A expectativa é que 10 milhões de bovinos e bubalinos de até 24 meses das regiões do planalto e zona de fronteira sejam imunizados até 30 de novembro. No Pantanal, os optantes pela vacinação em novembro, devem imunizar todo o rebanho a partir de hoje até 15 de dezembro.

De acordo com o diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Luciano Chiochetta, na primeira etapa em maio, 20 milhões de animais foram vacinados contra a febre aftosa. "Para esta etapa, estamos trabalhando com a expectativa que 10 milhões de bovinos sejam imunizados e a nossa meta é atingir 99% do rebanho do Estado vacinado contra a aftosa".

As datas de vacinação foram unificadas, ou seja, a partir de hoje, produtores da zona de fronteira e Planalto tem o mesmo prazo para vacinar o rebanho.

Depois de imunizar o rebanho, os produtores do Planalto e região de fronteira precisam entregar a declaração até 15 de dezembro. Já no Pantanal, os pecuaristas podem fazer o registro a partir de hoje, mas o prazo para a região é maior, e finaliza no dia 30 de dezembro. O registro da vacinação deve ser feito diretamente pelo produtor pelo sistema Saniagro ou, em casos específicos e a critério da Iagro, nos escritórios locais.

Registro de vacinação para região do Pantanal é até 30 de dezembro. (Foto: Divulgação)
Registro de vacinação para região do Pantanal é até 30 de dezembro. (Foto: Divulgação)

Para o presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS), Maurício Saito, Mato Grosso do Sul vem mantendo o índice de vacinação acima de 99% graças a uma postura de estado que trabalha efetivamente para que esse número seja atingido e a comunidade científica em parceria com iniciativa privada. "É de grande importância unificar as datas de imunização no Planalto e na zona de fronteira, pois isso melhora todos os aspectos de comercialização para os produtores".

Segundo a chefe de divisão de defesa agropecuária da SFA (Superintendência Federal de Agricultura), Juliana Fernandes, Mato Grosso do Sul é reconhecido nacionalmente pela eficiência na vacinação contra a febre aftosa. "Com essa eficiência, veio o reconhecimento da União Europeia na faixa de fronteira que agora permite a exportação de carne dessa região e agora, todas as regiões do Estado estão aptas a enviar carne para outros países".

Conforme o secretário da Sepaf (Secretaria de Produção e Agricultura Familiar), Fernando Lamas, por MS fazer fronteira com dois países e cincos estados, é necessário ter atenção redobrada 24 horas por dia em relação a questão sanitária. "Se não tomarmos medidas adequadas no momento certo, isso pode representar alguma vulnerabilidade para a economia agropecuária do Estado e todo esforço na área de defesa sanitária é fundamental".

Nos siga no Google Notícias