ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Vacinação contra febre aftosa deve começar no feriado

Redação | 28/10/2010 14:52

A liberação da venda de doses da vacina contra a febre aftosa com uma semana de antecedência vai permitir que os produtores rurais aproveitem o feriado prolongado para iniciar a imunização do rebanho bovino. A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) autorizou a venda desde a última segunda-feira (25).

Nas lojas de produtos agropecuários o movimento de vendas está acima da média. Em alguns estabelecimentos, onde o volume normal era de 15 mil doses diárias, a saída chega a 30 mil doses por dia.

Ainda que o prazo de venda da vacina foi antecipado, a comunicação da imunização que o produtor deve fazer para a Iagro passa a valer a partir da primeira semana de novembro.

Ao todo, 21,4 milhões de cabeças de gado devem ser imunizados contra a aftosa. Na região do Pantanal, os pecuaristas que optaram por vacinar em novembro, tem até 15 de dezembro para finalizar a aplicação das doses. Já na área de Planalto, o período é de 1° a 30 de novembro.

Na ZAV (Zona de Alta Vigilância), que abrange 12 municípios em faixa na fronteira com Paraguai e Bolívia, a imunização teve início em 1° de outubro e vai até 15 de novembro.

Mato Grosso do Sul conquistou o status de área livre de aftosa com vacinação, concedido pela OIE (Organização Internacional de Epizotias).

Nos siga no Google Notícias