A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

15/12/2014 15:20

Vacinação contra febre aftosa na região do Pantanal termina hoje

Priscilla Peres
O índice de cobertura vacinal de Mato Grosso do Sul é de aproximadamente 98%.  (Foto: Famasul)O índice de cobertura vacinal de Mato Grosso do Sul é de aproximadamente 98%. (Foto: Famasul)

Os produtores rurais da região do Pantanal têm até hoje (15) para terminar de vacinar o gado contra a febre aftosa. Também nesta segunda-feira encerra o prazo para a declaração da vacina dos produtores da região do Planalto junto à Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

De acordo com a Iagro, a imunização é obrigatória e o produtor tem até 15 dias após o término da campanha para fazer a declaração de vacina no site da Iagro http://www.iagro.ms.gov.br/.

Segundo dados da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), desde 2008, o Planalto e o Pantanal apresentam status de área livre de febre aftosa com vacinação, segundo a OIE (Organização Internacional de Saúde Animal). Na fronteira, a condição foi restabelecida em 2011. Segundo a Famasul, a conquista é fruto do trabalho realizado pelos produtores rurais, em conjunto com os órgãos públicos e privados.

O índice de cobertura vacinal de Mato Grosso do Sul é de aproximadamente 98%. O diretor-secretário do Sistema Famasul, Ruy Fachini, credita este percentual ao comprometimento dos produtores rurais. “Ao longo dos anos, os produtores vacinaram seus rebanhos de acordo com o calendário estabelecido pelo serviço veterinário oficial. O que favorece para que Mato Grosso do Sul se mantenha como importante exportador de carne bovina", destacou.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions