ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Vacinação contra febre aftosa na região do Pantanal termina hoje

Priscilla Peres | 15/12/2014 15:20
O índice de cobertura vacinal de Mato Grosso do Sul é de aproximadamente 98%.  (Foto: Famasul)
O índice de cobertura vacinal de Mato Grosso do Sul é de aproximadamente 98%. (Foto: Famasul)

Os produtores rurais da região do Pantanal têm até hoje (15) para terminar de vacinar o gado contra a febre aftosa. Também nesta segunda-feira encerra o prazo para a declaração da vacina dos produtores da região do Planalto junto à Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

De acordo com a Iagro, a imunização é obrigatória e o produtor tem até 15 dias após o término da campanha para fazer a declaração de vacina no site da Iagro http://www.iagro.ms.gov.br/.

Segundo dados da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), desde 2008, o Planalto e o Pantanal apresentam status de área livre de febre aftosa com vacinação, segundo a OIE (Organização Internacional de Saúde Animal). Na fronteira, a condição foi restabelecida em 2011. Segundo a Famasul, a conquista é fruto do trabalho realizado pelos produtores rurais, em conjunto com os órgãos públicos e privados.

O índice de cobertura vacinal de Mato Grosso do Sul é de aproximadamente 98%. O diretor-secretário do Sistema Famasul, Ruy Fachini, credita este percentual ao comprometimento dos produtores rurais. “Ao longo dos anos, os produtores vacinaram seus rebanhos de acordo com o calendário estabelecido pelo serviço veterinário oficial. O que favorece para que Mato Grosso do Sul se mantenha como importante exportador de carne bovina", destacou.

Nos siga no Google Notícias