ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Vazio sanitário da soja começa a valer na quarta-feira

Redação | 28/06/2009 08:26

A partir de quarta-feira, 1º de julho, começa a valer o vazio sanitário da soja, período em que o plantio é proibido para evitar a ferrugem asiática, principal praga combatida na cultura.

Este é o terceiro ano consecutivo em que a medida vigorará em Mato Grosso do Sul e desta vez conta com recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para fiscalização.

"Nossa meta é ultrapassar 1 milhão e 300 mil hectares. Com o novo acréscimo de recursos, é possível ampliar o trabalho e aumentar a atuação da Iagro, conscientizando mais produtores da importância da prática", comenta Félix Rebouças Castro, gerente de inspeção vegetal da agência.

No ano passado a Iagro aplicou 383 multas durante a fiscalização do vazio sanitário. Foram visitadas 4.603 áreas de plantio (que podem ser na mesma propriedade), em um total de 1.055.192 hectares, percorridos em 58 municípios.

Das 383 multas aplicadas, 134 foram devido à verificação da existência de tigüeras, brotos remanescentes da safra 2007/2008. As outras 249 autuações foram por falta de cadastro das áreas utilizadas no plantio.

Nos siga no Google Notícias