ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Vazio sanitário impõe restrições ao plantio de soja

Redação | 04/07/2008 17:23

Os plantadores de soja da maioria dos estados produtores estão obedecendo recomendações técnicas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e respeitando o vazio sanitário estabelecido para a entressafra, visando conter o ataque do fungo da ferrugem asiático, o Phakopsora pachyrhizi, que provoca desfolhamento nas plantas e prejudica o desenvolvimento dos grãos, afetando a rentabilidade das lavouras.

O período de restrição ao plantio este ano no Brasil vai de 15 de junho até  30 de setembro. Em Mato Grosso e Paraná, o vazio sanitário precisa ser cumprido até 15 de setembro; em Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo e Minas Gerais até 30 de setembro; e no Maranhão entre 15 de agosto e 15 de outubro.

O fitopatologista e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Rafael Moreira Soares esclarece que o vazio sanitário foi criado com o objetivo de proibir o cultivo de inverno - menos importante que o de verão -, para que haja um período maior sem soja no campo. "Isso faz com que a população do fungo causador da ferrugem diminua bastante, pois sem as plantas da soja ele sobrevive no máximo por 55 dias no ambiente".

A soja é uma cultura de verão, sendo plantada normalmente entre outubro e abril, lembra Rafael Moreira. Mas, com o desenvolvimento de novas cultivares, adaptadas a diversas condições climáticas e também devido ao uso de irrigação artificial, muitas regiões (principalmente a do Cerrado) começaram a semear soja no inverno (ou entressafra, que vai de junho a setembro).

Com o aparecimento da ferrugem asiática no Brasil em 2001, o fungo causador da doença, que precisa da planta viva para se desenvolver,  encontrou condições para sobreviver, pois havia soja no campo praticamente o ano inteiro, explica Rafael Moreira.

"Quando começa o plantio de verão, a incidência do fungo da ferrugem está muito baixa no meio ambiente, mas,  na medida em que transcorre a safra, a doença acaba aparecendo,  embora mais lentamente, podendo ser controlada com fungicidas, que são menos tóxicos que os inseticidas.  Apesar do uso de  fungicidas,  a população do fungo acaba aumentando com o tempo, atingindo com maior severidade a soja que tiver sido plantada por último, o que incorre em necessidade de uso dos fungicidas".

O  período de plantio da soja pode variar de outubro a dezembro, dependendo da região, destaca o pesquisador Rafael Moreira Soares. Por isso,  quanto mais cedo se plantar na safra de verão, melhor estará sendo a estratégia do agricultor para escapar da doença, lembra ele.

A recomendação dos técnicos da Embrapa é de que os plantadores respeitem o vazio sanitário, procurando semear cedo  na safra de verão, devendo sempre monitorar a lavoura para realizar a aplicação de fungicida no momento certo.

Durante a safra 2007/2008 ocorreram 2106 de focos da ferrugem asiática, cujo fungo vem pelo vento, sendo propícia a temperatura entre 28 a 30 graus.  Nessas condições, ele ataca as folhas da planta, provocando perfurações, afetando o desenvolvimento dos grãos.

O fungo Phakopsora pachyrhizi começou a atacar as lavouras de soja no país por volta de 2001. O pesquisador Rafael Moreira afirma que em grandes plantações é praticamente improvável que não ocorra necessidade de proteger a lavoura com o uso de fungicidas, quando a temperatura está muito alta.

O Consórcio Antiferrugem, do qual participam todos os órgãos da cadeia produtiva da soja ligados ao Ministério da Agricultura, além de universidades e empresas do setor, tem procurado orientar os produtores quanto à prevenção adequada do fungo asiático. No final da atual safra de soja, será feito um balanço sobre o comportamento do fungo nas lavouras do país.

Nos siga no Google Notícias