ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Venda futura da soja chega a 40% em MS, aponta Famasul

Nicholas Vasconcelos | 21/09/2012 18:57
Estimativa é de que MS colha uma safra de soja estimada em 6 milhões de toneladas. (Foto: Nadyenka Castro)
Estimativa é de que MS colha uma safra de soja estimada em 6 milhões de toneladas. (Foto: Nadyenka Castro)

A venda futura da soja da safra 2012/2013 já chega a 40% da área plantada em Mato Grosso do Sul, segundo estimativa da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul). O principal estímulo é o bom preço do grão, que atualmente é cotado a R$ 82,44 no porto de Paranaguá (PR).

De acordo com a previsão da Famasul, para este ano é que a área plantada no Estado aumente de 1,850 milhão de hectares para 2,1 milhões. A previsão é de que Mato Grosso do Sul colha uma safra recorde este ano, a exemplo da safra de milho, estimada em 6 milhões de toneladas.

Apesar do plantio da soja já estar permitido desde o dia 16 de setembro, depois do

fim do vazio sanitário, a expectativa é de que ele comece somente a partir do dia 1° de outubro quando começa o período do zoneamento agrícola. De acordo com o assessor de agricultura da Federação, Lucas Galvan, no Estado a maioria dos produtores espera pela liberação do período para dar início ao plantio com o crédito oficial.

Mesmo com as boas chuvas na região central do Estado, que só nesta sexta-feira (21) atingiram 81,6 milímetros, a recomendação é que os produtores esperem mais para começar a plantar. “É recomendável ser mais prudente, esperar chuvas que deixem o solo mais úmido e pronto para o cultivo”, comentou.

Em 2012, a soja perdeu espaço como principal cultura de MS para o milho, como apontam os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a previsão é de uma colheita de 5,8 milhões de toneladas enquanto a soja chegou a 4,6 milhões de toneladas na safra 2011/2012.

Nos siga no Google Notícias