ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Economia

Vigilância abate bois para prevenir vaca louca

Redação | 29/06/2010 08:01

A Superintendência Federal de Agricultura abate nesta terça-feira, em Terenos, cinco bovinos alimentados com a chamada "cama de frango", com dejeto de aves, o que pode causar contaminação e ocorrência de butolismo e até mesmo da Encefalopatia Espongiforme Bovina, o chamado "mal da vaca louca" .

Os abates serão no frigorífico Perin, acompanhados por técnicos da SFA. Nos próximos dias outros 18 animais serão submetidos a abates sanitários em Sidrolândia, pelo mesmo motivo.

Após denúncos os fiscais fora, à propriedade de Terenos, onde estavam os animais alimentados com a cama de frango misturada à ração. O pecuarista também é avicultor.

A ração foi coletada e analisada no Laboratório Oficial do Ministério da Agricultura em Pedro Leopoldo (MG). O resultado comprovou a utilização do ingrediente proibido pela Instrução Normativa Mapa nº 41 (de 08.10.2009).

Além do abate, o proprietário que utilizar ingredientes de origem animal na alimentação de ruminantes,seja cama de aviário ou farinha de carne e ossos, entre outros, fica sujeito à multa e interdição da propriedade.

Após o abate, serão removidos e destruídos todos os materiais (órgãos) que representam riscos de transmissão da Encefalopatia Espongiforme Bovina.

Segundo o Fiscal Federal Agropecuário, Antonio Belarmino Machado Jr. do Serviço de Saúde Animal da SFA/MS, produtos de origem vegetal, além de leite e derivados não representam risco para a doença da "vaca louca", sendo permitidos na alimentação de ruminantes. "O que a legislação do MAPA proíbe é o uso de proteínas de origem animal, inclusive a cama de aviário e os resíduos da exploração de suínos", concluiu Antonio.

Nos siga no Google Notícias