ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Economia

ZAV terá em breve status de área livre da aftosa

Redação | 23/06/2010 11:12

Já está na reta final o processo para que a ZAV (Zona de Alta Vigilância) seja reconhecida como área livre de febre aftosa com vacinação, condição esperada há anos por pecuaristas de municípios fronteiriços.

A secretária de Produção, Tereza Cristina Correa da Costa, disse ao Campo Grande News que no fim de maio o governo encaminhou à OIE (Organização Internacional de Saúde Animal) o pedido de reconhecimento e respondeu às solicitações de documentação e encaminhou o resultado da avaliação sorológica feita nos municípios.

Segundo a secretária, também está em análise no Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária, a proposta de retirada de algumas medidas implantadas na ZAV, que já cumpriram com seu propósito nos últimos anos, como a quarentena, vacinação com agulha oficial e lacre de caminhões boiadeiros.

Tereza ressalta, porém, que a vigilância continuará sendo diferenciada nos municípios que fazem fronteira com o Paraguai e a Bolívia, e que, inclusive, algumas ações adotadas na ZAV devem ser estendidas ao restante do Estado, por terem surtido efeito positivo e serem consideradas exemplares.

Diante de reclamações de produtores de municípios da região de fronteira, quanto à burocracia, Tereza afirma que o governo tem lançado "uma série de bondades" para o setor, como a própria Nota Fiscal Eletrônica e o e-GTA, que está em teste e que visam facilitar procedimentos e dar celeridade aos serviços.

A ZAV foi implantada após ocorrência de focos de febre aftosa na região de fronteira com o Paraguai, em outubro de 2005.

Compreende uma área de 15 km na fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai e Bolívia, abrangendo os municípios de Antônio João, Japorã, Mundo Novo, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Sete Quedas e Corumbá. Ao todo são seis mil produtores nestas cidades.

Nos siga no Google Notícias