A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

20/11/2013 14:04

Zeca classifica formação de milícias como “um atentado à democracia”

Lidiane Kober e Bruno Chaves
Zeca conversa com presidente da Fetems, Roberto Botarelli, durante evento no MPF (Foto: Pedro Peralta)Zeca conversa com presidente da Fetems, Roberto Botarelli, durante evento no MPF (Foto: Pedro Peralta)

Do lado de movimentos sociais em protesto no MPF (Ministério Público Federal), o vereador Zeca do PT classificou, nesta quarta-feira (20), como um “atentado à democracia” a realização de leilões para arrecadar fundos a fim de bancar a contratação de seguranças para proteger as fazendas de ocupações indígenas.

“Montar milícias para matar os outros é um atentado à democracia”, avaliou o petista. Para ele, os produtores rurais precisam se unir contra a inércia do governo na busca por solução para o conflito por terras.

“Se os produtores são contra as invasões deveriam ocupar o palácio da presidente Dilma e fazer protesto contra os governos estadual e federal”, disse. “Mas os fazendeiros tem medo do André (governador André Puccinelli), ninguém fala nada para ele”, completou. “Cobrem do ministro e não se juntem em milícias para matar os índios”, concluiu.

Hoje, representantes de movimentos sociais foram ao MPF para entregar documento, pedindo providências contra os leilões dos produtores. Eles cobram apoio da Polícia Federal e da Justiça para “evitar o armamento pela falsa premissa de defesa”.

Só no primeiro leilão, os fazendeiros conseguiram 500 cabeças de gado para vender em evento, previsto para dezembro. Eles rejeitam o termo milícias e classificam os leilões como uma forma de chamar a atenção do governo, além disso, confirmam a intenção de arrecadar fundos para bancar ações contra as ocupações, como a contratação de seguranças e advogados.



Esse é um que merece ter a biografia exposta, fez um bom trabalho, progrediu bastante, um exemplo de prosperidade, louros de quem muito trabalhou.
 
arnaldo saracho em 21/11/2013 08:25:08
ATENTADO À DEMOCRACIA.....pois bem, e INVASÃO DE PROPRIEDADE ALHEIA É O QUE MISTER ?????,
DIREITO à propriedade É O QUE ??? QUEM ME GARANTE ??????
 
geraldo cançado em 20/11/2013 19:48:39
Esse sistema de propriedades hereditárias já deu mostras de sua completa falência. Só gera mais desigualdade e destruição do meio ambiente. Poucas famílias se perpetuam no poder, enquanto a maioria negra e pobre (não esqueçamos que a escravidão acabou há 125 anos) não herdou nem propriedade, nem conhecimento/educação (requisitos para o exercício do poder). Índios foram massacrados durante a história e, assim como os negros, relegados à marginalidade. O racismo é nítido entre os proprietários rurais (quase todos brancos). Essa história de que "nós alimentamos o Brasil" é conversa fiada. Eles vendem alimentos repletos de veneno (que chamam de defensivos agrícolas) e enriquecem cada vez mais, às custas dos famintos que pagam caro pelas migalhas que sobram.
 
Anita Ramos em 20/11/2013 16:47:43
Gostaria de ver um discurso desse, se fosse uma das propriedades do Sr. José Orsírio que tivessem sido invadidas se ele estaria com esse papo sem noção.


 
Emmanoel Tolentino em 20/11/2013 16:22:44
zeca demoagogo, tomara que invada sua fazenda
 
JOSÉ ADAUTO DO NASCIMENTO em 20/11/2013 15:46:02
JÁ QUE ELE ESTÁ TÃO PREOCUPADO ASSIM COM OS ÍNDIOS, PORQUE ELE NÃO DOA UMA DAS FAZENDAS DELE AOS ÍNDIOS????????????????
ELE TAMBÉM É TÃO INCOPETENTE, QUANTO OS QUE ELE CRITICA
,ELE TAMBÉM JÁ FOI GOVERNADOR E PORQUE NÃO FOI AO PRESIDENTE NA ÉPOCA PRA RESOLVER ESSA QUESTÃO??
 
idevaldo de jesus em 20/11/2013 15:44:02
Na realidade a maioria dos invasores de terras são ligado ao PT, assim como o Zeca.
Jamais o Zeca defenderia os pecuaristas/fazendeiros que querem contratar seguranças proteger as suas propriedades.
Em nenhum momento os pecuaristas/fazendeiros disseram que vão contratar segurança para matar os invasores. A finalidade é a proteção de suas propriedades.
Se os invasores reagirem, aí então a milicia agirá em defesa própria, e aconteça o que acontecer.
 
VALDIR VILLA NOVA em 20/11/2013 15:43:46
Como sempre eu digo: O Zeca de boca fechada e um poeta. Deixa invadirem as fazendas dele, que ele muda de opinião!
 
janio santos pereira em 20/11/2013 15:34:40
Precisa vir um vereador a manifestar criticas ao seu adversário político sob pretexto de defesa da causa indígena. O candidato,aproveita a "deixa" e de braços cruzados mete o pau no André, pois sabe que nada pode fazer. E a ideia de leilão dado pela FAMASUL pode ser seguida por outros seguimentos. Já pensou o quanto financeiro o movimento indígena pode arrecadar no mundo todo e para se proteger de um genocídio contratar seguranças no vizinho Paraguai pra se proteger? Vai virar um caus. Talvez sege legal arrecadar fundos pra armar guerrilheiros, MPF não se manifesta! A palhaçada e exibicionismo em "protestar" na FUNAI de nada adianta, a conversa tem que ser no campo, aliais é sempre bom lembrar; PAZ NO CAMPO! DEMARCAÇÃO JÁ!
 
samuel gomes-campo grande em 20/11/2013 15:29:24
Como bom petista o sr. Zeca tem uma memória curtíssima, se esquece de que o ministro que veio aqui apenas passear de helicóptero é do seu partido, porque ele não faz estas cobranças já que se diz tão influente no partido?
 
Marco Alves em 20/11/2013 15:23:00
Quem dá mais? Já estou fazendo leilão.
 
daniel ferrari em 20/11/2013 15:15:25
falar é facil zeca quero ver se fosse sua propriedade