ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Capital

“Campanha Pedestre Eu Cuido” completa um ano neste mês

Viviane Oliveira | 13/11/2012 19:45
Campanha completa um ano com resultados positivos.  (Foto: João Garrigó)
Campanha completa um ano com resultados positivos. (Foto: João Garrigó)

No mês de novembro a “Campanha Pedestre Eu Cuido” completa um ano com resultados positivos. Apoiada na ideia do respeito ao pedestre, a implantação em Campo Grande foi espelhada em cidades como Brasília e Goiânia, onde o pedestre tem preferência para atravessar na faixa de segurança. O programa está na 4ª etapa.

Durante a primeira fase houve a conscientização dos condutores e após 15 dias os motoristas começaram a ser autuados pelo desrespeito à faixa de pedestre. No primeiro mês de fiscalização 437 condutores foram autuados.

Neste ano foram autuados até agora 373 condutores, número bem menor se comparado ao primeiro mês de campanha. Para o diretor do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Carlos Henrique Santos Pereira, é uma grande conquista. “Nós percebemos a mudança de comportamento dos motoristas de Campo Grande, onde houve uma redução da velocidade desenvolvida na via e um maior respeito ao pedestre”, disse.

O atropelamento de pedestre também diminuiu. No ano passado foram 330 atropelados, neste ano até agora foram 275, uma redução de 17%. “Durante todas as fases da campanha, nós pedimos o respeito dos motoristas com os pedestres e a atenção dos pedestres ao atravessar a via”, lembrou a diretora de Habilitação e Educação de Trânsito do Detran, Elizabeth Félix.

De acordo com dados do Projeto Vida no Trânsito, 17 pessoas morreram atropeladas este ano. Nenhuma delas estava atravessando na faixa de pedestre. De acordo com o psicólogo do Detran, Renan Cunha Junior, o comportamento dos campo-grandenses está mudando. “Nós não mudados de comportamento do dia para a noite, isso leva tempo”, finaliza.

Nos siga no Google Notícias