ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Capital

A partir de agora, multa de R$ 191 será incentivo para respeitar pedestres

Aline dos Santos | 30/11/2011 13:48

Motorista que invadir faixa também ganha 7 pontos na CNH

No último dia sem multa, Ciptran fez campanha educativa na Afonso Pena. (Foto: Pedro Peralta)
No último dia sem multa, Ciptran fez campanha educativa na Afonso Pena. (Foto: Pedro Peralta)

Sete pontos na carteira e multa de R$ 191,54. Com esses “incentivos” a Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito) vai lembrar aos condutores do dever de respeitar a faixa de pedestre.

Nesta quarta-feira, último dia da campanha educativa “Pedestre, Eu Cuido”, a reportagem do Campo Grande News acompanhou o trabalho da policia de trânsito na avenida Afonso Pena, em frente à Morada dos Baís. Sem semáforo, a faixa do pedestre está bem visível, mas é ignorada no dia a dia.

“Quando não tem policial é difícil atravessar”, conta a atendente Daise Sena, de 27 anos, que passa quatro vezes ao dia pelo local. “Às vezes um carro para, mas o do lado não”, relata a jovem sobre a dura vida do pedestre em Campo Grande.

Já acostumados a “enfrentar” os veículos, as pessoas caminham de forma acelerada, com direito a corridinha, mesmo com um policial paralisando o trânsito para garantir a passagem em segurança. “Só passo na faixa e só ando na calçada”, afirma a vendedora autônoma Gertrudes Batista da Costa, de 59 anos.

A campanha educativa, em que os motoristas não são multados, teve início em 10 de novembro. “Foram 20 dias para alertar sobre a preferência do pedestre”, salienta o capitão Gester Ostemberg. Ele enfatiza que o trânsito também tem regras para os que estão a pé.

“Tem que respeitar o semáforo e, nos locais sinalizados, atravessar somente na faixa”, afirma. A orientação é que a pessoa sinalize com a mão a intenção de fazer a travessia da rua.

O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) resguarda a segurança do pedestre. “Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica”.

A legislação frisa que o motorista tem que esperar a pessoa concluir a travessia da rua mesmo quando o sinal verde abre. Onde não há sinalização, a preferência é do pedestre. Diante do comportamento agressivo dos condutores, o que põe em xeque a aplicação da lei, o capitão enfatiza que é preciso dar o primeiro passo.

Educação – A campanha sobre trânsito também será levada às escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino). “A secretaria de Educação será parceira. O respeito à faixa de pedestre é uma mudança de paradigma”, afirma a secretária Maria Cecília Amendola da Motta.

De acordo com o técnico da secretaria, professor José Luís D’Ávila, 98 escolas vão receber o projeto com orientações para crianças.

Os locais da Campanha "Pedestre, eu cuido!" são: Dom Aquino, em frente ao Belmar Fidalgo e rua Barão do Rio Branco (do outro lado do Belmar); rua 15 de Novembro, em frente ao Mercadão; rua 7 de setembro com Travessa José Bacha, em frente ao Mercadão; rua Anhanduí; rua Brasil, em frente a Pestalozzi.

Além da avenida Gury Marques, em frente a Anhanguera; rua Cândido Mariano, em frente ao Maria Constança e em três pontos da avenida Eduardo Elias Zahran.

Nos siga no Google Notícias