A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017

30/11/2011 13:48

A partir de agora, multa de R$ 191 será incentivo para respeitar pedestres

Aline dos Santos

Motorista que invadir faixa também ganha 7 pontos na CNH

No último dia sem multa, Ciptran fez campanha educativa na Afonso Pena. (Foto: Pedro Peralta)No último dia sem multa, Ciptran fez campanha educativa na Afonso Pena. (Foto: Pedro Peralta)

Sete pontos na carteira e multa de R$ 191,54. Com esses “incentivos” a Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito) vai lembrar aos condutores do dever de respeitar a faixa de pedestre.

Nesta quarta-feira, último dia da campanha educativa “Pedestre, Eu Cuido”, a reportagem do Campo Grande News acompanhou o trabalho da policia de trânsito na avenida Afonso Pena, em frente à Morada dos Baís. Sem semáforo, a faixa do pedestre está bem visível, mas é ignorada no dia a dia.

“Quando não tem policial é difícil atravessar”, conta a atendente Daise Sena, de 27 anos, que passa quatro vezes ao dia pelo local. “Às vezes um carro para, mas o do lado não”, relata a jovem sobre a dura vida do pedestre em Campo Grande.

Já acostumados a “enfrentar” os veículos, as pessoas caminham de forma acelerada, com direito a corridinha, mesmo com um policial paralisando o trânsito para garantir a passagem em segurança. “Só passo na faixa e só ando na calçada”, afirma a vendedora autônoma Gertrudes Batista da Costa, de 59 anos.

A campanha educativa, em que os motoristas não são multados, teve início em 10 de novembro. “Foram 20 dias para alertar sobre a preferência do pedestre”, salienta o capitão Gester Ostemberg. Ele enfatiza que o trânsito também tem regras para os que estão a pé.

“Tem que respeitar o semáforo e, nos locais sinalizados, atravessar somente na faixa”, afirma. A orientação é que a pessoa sinalize com a mão a intenção de fazer a travessia da rua.

O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) resguarda a segurança do pedestre. “Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica”.

A legislação frisa que o motorista tem que esperar a pessoa concluir a travessia da rua mesmo quando o sinal verde abre. Onde não há sinalização, a preferência é do pedestre. Diante do comportamento agressivo dos condutores, o que põe em xeque a aplicação da lei, o capitão enfatiza que é preciso dar o primeiro passo.

Educação – A campanha sobre trânsito também será levada às escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino). “A secretaria de Educação será parceira. O respeito à faixa de pedestre é uma mudança de paradigma”, afirma a secretária Maria Cecília Amendola da Motta.

De acordo com o técnico da secretaria, professor José Luís D’Ávila, 98 escolas vão receber o projeto com orientações para crianças.

Os locais da Campanha "Pedestre, eu cuido!" são: Dom Aquino, em frente ao Belmar Fidalgo e rua Barão do Rio Branco (do outro lado do Belmar); rua 15 de Novembro, em frente ao Mercadão; rua 7 de setembro com Travessa José Bacha, em frente ao Mercadão; rua Anhanduí; rua Brasil, em frente a Pestalozzi.

Além da avenida Gury Marques, em frente a Anhanguera; rua Cândido Mariano, em frente ao Maria Constança e em três pontos da avenida Eduardo Elias Zahran.

Campanha de respeito ao pedestre é intensificada nas vias da Capita
A Campanha “Pedestre, eu cuido!” será realizada em mais cinco pontos de Campo Grande, totalizando 12 locais de ações. Os integrantes do GGIT (Gabinet...
Mulher fica ferida após derrubar poste na Avenida do Poeta
Motorista de 27 anos sofreu ferimentos leves após bater o carro que conduzia em um poste de energia elétrica, na madrugada desta quinta-feira (23), n...


Qual motociclista irá parar na faixa quando dele se aproxima o caminhão por traz, com o semafaro aberto a inteção do motorista do caminhao e cruzar o mesmo, adeus motoqueiro, mais sou a favor do pedestre, pararei com certeza desde que atraz de mim não venha ninguem!!!!!
 
José Arantes em 01/12/2011 12:58:37
Eu dirijo a algum tempo em Brasília e lá quando se dá passagem ao pedestre na faixa, a gente liga o pisca alerta para que o motorista de trás perceba que vc parou para a travessia de pedestre; é simples e prático. Quanto ao xingamento de outros motoristas, é uma questão de educação. Se fosse a senhora mãe dele que estivesse atravessando na faixa eu aposto que ele agradeceria da gente ter parado.
 
Gilberto Ozuna em 01/12/2011 12:21:48
HOJE MESMO EU VI NO CENTRO, UM MOTORISTA NÃO ESTÁ NEM AÍ!
UMA DUPLA DE PM ATRAVESSANDO NA FAIXA JUNTAMENTE COM OUTROS PEDESTRES E O CONTUTOR DE UMA S10 AVANÇOU EM CIMA! CLARO QUE RECEBEU REPRIMENDA.
MAS ME EXPLICA UMA COISA EU ATRAVESSO COMO NUM CRUZAMENTO COM SINAL QUE FECHA PARA UNS CARROS E ABRE PARA OUTROS.
SÓ CORRENDO ENTRE O INTERVALO DE UM PARA OUTRO SINAL...
 
MARCELO GOMMES em 01/12/2011 12:09:09
Deveriam colocar semáforos em todas as faixas então, pra não causar problemas com um parar e outro não. Sinal fechado é obrigatório parar nem que sejam 15 segundos de parada já ajudaria os pedestres. Nem sempre tem um Guarda de Transito por perto.
 
Diego Correa em 01/12/2011 12:08:02
Gostei do comentário do Joversindo. Quero acrescentar que a campanha foi fraca e já vi pedestres atravessar correndo fora da faixa. Também tenho visto na Rui Barbosa, ônibus coletivos fora da faixa autorizada e virando para a rua Maracaju na faixa dos carros. Aí cabe um policiamento de trânsito mais rigoroso .
 
Rosi Nobre em 01/12/2011 12:04:26
Travessia de pedestres????? Mais do que justo, definam o local com espaço suficiente demarquem a faixa, sinalizem e instalem semaforo por acionamento, pronto, resolvido o caso. Mas não, o negócio é multar, gerar renda, isso é o que importa. Mesmo em BSB não é em todo lugar que é só dar o sinal com a mão e atravessar. Realmente o condutor la, observa essa regra, mas somente em ruas de trafego menor
 
Valdez Steinle em 01/12/2011 11:59:29
O motorista não "GANHA" 7 pontos e sim "PERDE". Gente, vamos prestar atenção!
 
Albano Coimbra em 01/12/2011 11:55:08
Agora vou ganhar dinheiro a rodo,tenho pratica em funilaria,vou montar uma oficina de concertos em latarias, e vai chover de carros com batidas atraz e raspagem dos lados, o que vai dar de pedestre atropelados tbm,um carro para e o outro ultrapassa e pega o pedestre,principalmente motociclista eles furam entre os carros a passam ,ai o perigo para o pedestre.
 
Joversindo de Oliveira em 01/12/2011 11:08:27
QUE DEUS ME PROTEJA E TAMBEM O MEU CARRO !! E PARABENS PARA OS AGENTES DA AGETRAN VÃO TER AUMENTO SALARIAL.
 
CLAUDEMIR SOUZA em 01/12/2011 10:09:35
Agora, deveria também educar os pedestres, visto que a grande maioria deles desconhecem as regras de trânsito. Um bom exemplo são os muitos que atravessam as vias fora da faixa de pedestre e/ou em meio aos veículos. Outro é quando o semáfaro está verde para os veículos e os pedestres avançam sobre o tráfego. Sendo que todos precisam cooperar.
 
Richard Ferreira Silva em 01/12/2011 09:15:00
COM TODO RESPEITO AO PEDESTRE, MAS OS DIREITOS SÃO AMBÍGUOS, PARA CADA DIREITO UM DEVER, ESSE É O SÍMBOLO DA JUSTIÇA, QUE É A BALANÇA NO FIEL, TEM QUE TER MULTA TAMBÉM, PARA O PEDESTRE, QUE ESTIVER IRREGULAR, NÃO EXISTE GRANDE E PEQUENO PARA LEI, SE É PRIVILÉGIO SÓ PARA UM NÃO É LEI, POIS LEI É UMA NORMA GERAL, NECESSÁRIA E OBRIGATÓRIA PARA TODOS, CUIDADO OS QUE SE DIZEM AUTORIDADE.
 
PEDRO BRAGA em 01/12/2011 08:58:15
Uai, Agetran, cadê os semáforos com tempo de travessia exclusivo para pedestre? Pq que em Campo Grande não tem e a Agetran não tem o menor interesse na sua instalação? E essa de que a Agetran não tem orçamento pra instalar esses semáforos?

Campo Grande News, fica a sugestão: q tal uma matéria sobre esses semáforos?
 
Daniel Francelino em 01/12/2011 08:47:57
É muito bonito os comentários e boa vontade, a praticidade da coisa implica em vários problemas; tem lugar que se os carros ficarem parados para passar pedestre, pode sair do carro e prosseguir a pé, porque não vai para de passar pedestre. Multas são boas, nunca foi esclarecido onde é usado o dinheiro. Parece que tudo é da CBF.
 
luiz alves pereira em 01/12/2011 08:41:34
Podiam fazer blitz na Rua Abrão Julio Raeh, entre a Bahia e a Rio Grande do Sul, os pais das crianças que estudam naquela escola são tão mal educados que além de párar em fila dupla, param sobre a faixa de pedestres, e ainda brigam com os pedestres que estão tentando atravessar.
 
Lilian Freitas em 01/12/2011 06:19:24
esta faltando o orgãos colocaren alguma placa, na qual pedestre tem a preferência !!
a pena é ki sempre os bons motoristas pagão pelos ruins...

 
andre gomes em 01/12/2011 05:53:58
Fiz parte da Campanha como voluntária, por acreditar que a vida deve ser respeitada. Sou motorista e não concordo com reclamações infundadas: as leis existem e já são conhecidas por todo motorista habilitado. Quanto a dizer "mal" da Campanha, eu tenho uma pergunta: Você fez a sua parte, ficando exposto ao SOL inclemente de Campo Grande, em prol da VIDA? Quem TRANSITA faz parte do trânsito.
 
Iara Gomes Nascimento em 01/12/2011 03:41:18
é complicado, tem que ser uma ação de respeito de todos inclusive dos pedestre, aqui tem cruzamentos que o pedestre não está nem ai se o semafro fechou para eles, quando abre para os carros eles continuam passando, ai o trânsito fica parado um tempão. já aconteceu atropelamento na faixa porque o motorista parou e o outro foi desviar dele e atropelou um pedestre, mas concordo que tem que mudar.
 
hilibio junior em 01/12/2011 03:38:32
Infelizmente as reclamações são infundadas, uma vez que todo condutor conhece, ou deveria conhecer e respeitar, as leis de trânsito que aprendeu durante o período em que esteve em uma autoescola. A orientação da Campanha não é novidade para motoristas, motociclistas e ciclistas. Os problemas foram e são gerados pelos condutores de maus hábitos.
 
Iara Gomes Nascimento em 01/12/2011 03:28:04
Vou parar sim desde que atrás de mim não venha ninguém!!!! Liguem o pisca alerta pessoal !!!!!
 
Talita Casagranda em 01/12/2011 02:22:00
Acredito que respeitar o pedestre é sinal de povo civilizado, concordo que todos devem respeitar a faixa de pedestres, porém, na avenida Zahran deveria haver sinaleiros acionados pelo pedestre como já existe na frente de algumas escolas e na av. Três Barras devido ao fluxo de carros.
 
Gelson Luiz em 01/12/2011 02:08:08
Só veio pra complicar o transito de campo grande que é caótico e confuso, além de não saber dirigir 90% dos motoristas são ignorantes. vai ser bom pro governo porque vai arrecadar bastante! ta certo né! cidade do papai noel e 13 dos servidores. tem que arrecadar mesmo de um jeito ou de outro. parabens ao andre e nelsinho pela estrategia de ganhar dinheiro
 
Beto Andrade em 01/12/2011 01:23:06
Todos são muito bons pra reclamar....tudo é desculpa para não respeitar a lei. ser cidadão é cumprir seus deveres para depois exigir seus direitos.Precisamos da colaboração de todos para mudar a realidade do Transito em Campo Grande.O trânsito não é só do governo, ele é o resultado do que cada um de nós cidadãos fazemos.Vamos respeitar a lei, pois juntos podemos ter um trânsito melhor.
 
Renan Cunha em 01/12/2011 01:03:55
É muito importante essa atitude de dar preferencia aos menores, no caso o pedestre, porem, todos sabemos que a cultura do sul mato grossense não envolve essa ação. O que vai haver de batidas entre veículos e atropelamento a pedestres não está escrito. A campanha foi fraca, poucos cartazes, pouca divulgação, apenas uma propaganda com dupla sertaneja e mais nada. A industria da multa agradece.
 
João Paulo em 30/11/2011 11:58:28
Eu acho que tem que educar tbém os próprios polociais e agentes de trânsito,porque na frente da escola da minha filha ja vi muitas viaturas tanto da PM e da Agetran passando pelas faixas de segurança em alta velocidade com pedestres querendo atravessar!!!!!!!
 
Aldo Lima em 30/11/2011 11:29:51
DEVERIA TER SINALIZAÇÃO HORIZONTAL E VERTICAL ONDE HOUVER ESSAS FAIXAS DE PEDESTRES, DIZENDO QUE É OBRIGATÓRIA A PARADA DE VEÍCULOS AO HAVER TRAVESSIA DE PEDESTRES, SENÃO, SEM OS AGENTES DE TRÂNSITOS PRESENTES NOS LOCAIS, SERÁ UM BATE-BATE SÓ E TAMBÉM HAVERÁ MUITO XINGAMENTO POR PARTE DOS IGNORANTES. PELO MENOS EU NÃO VI SINALIZAÇÃO ALGUMA AINDA.
 
wladimir eudociak em 30/11/2011 11:05:14
aqui na Europa as pessoas param na passadeira de pedestre,pois é lei...mas acima de tudo é educaçao no transito..parte da minha vida vivi em cg e hj estou aqui ha 10 anos e é tao comum que nem sei como nao parar no transito dai hj...tornou se um habito.. e mesmo com as leis mts fazem bobagens como ai tbm...mas nesse aspecto poucos desrespeitam a passagem de pedestre.
 
Valeska souza em 30/11/2011 10:51:07
Morei em cg parte da minha vida...e hj vivo em Portugal ha 10 anos e vejo que a questao do carro parar para o pedestre na faixa é algo tão normal aqui que me habituei com isso...qd estamos nos aproximando de uma passadeira diminuimos a velocidade...é lei...portanto isso é so uma questao de consciencia e educaçao...Temos que aprender a respeitar as leis para si evitarmos tantos atropelamentos.
 
Valeska souza em 30/11/2011 10:44:35
O dever do pedestre é atravessar na faixa,e ai sim o motorista para, oque não pode acontecer é o pedestre atrevessar em qualquer lugar e o motorista pisar no freio de uma vez porque dai com certeza quem vier atras vai bater, porque não tera a visão do pedestre e vai ser pego de supresa pela atitude do motorista da frente.
 
alex da silva em 30/11/2011 09:54:40
Bacana, tem que educar o transito mesmo... mas também é necessário educar o pedestre que faz cada uma no transito. Mas enfim, vamos colaborar pra dar certo!
 
Ana Cristina Ferreira em 30/11/2011 09:49:59
Eu como pedestre, não sou louco de acreditar em motorista que vai respeitar "A faixa de pedestre" vai ter muito atropelamento e batida de veículo, a culpa é de quem!!!!!!
No momento não vou usar a faixa de segurança.
 
Rubens Alvarenga em 30/11/2011 08:39:02
Vale ressaltar que só isso não adianta!! Em cidades como Brasília, o pedestre sinaliza com a mão (sinal da vida) e os carros param com os pisca-alertas ligados até que o mesmo conclua a travessia!! Mas lá os motociclistas não andam costurando como aqui e os carros sinalizam as ações. Assim sendo, é bem provável que aumentem os acidentes materiais e com vítima. É recomendável cautela!!!
 
Emmanuel Leander em 30/11/2011 08:37:08
JÁ TO ATE VENDO A BATIDA NA TRAZEIRA DO MEU CARRO. TOMARA QUE EU NAO ME MACHUQUE. VOU REZAR
 
day moura em 30/11/2011 07:51:12
Sou de Brasília e acompanhei a implantação de faixas lá. Aqui estou vendo alguns problemas :
Falta de sinalização adequada, pois existe somente a faixa. Deveria haver também as placas indicativas de faixa de pedreste.
Muitas faixas estão em curvas ou locais inadequados (vide foto desta reportagem) e locais de muito movimento sendo que nestes locais seria adquado um semáforo. Apoio uso da faixa,
 
Reinaldo Moreira em 30/11/2011 07:44:46
O pedestre merece todo respeito e atenção e devemos sim parar e esperar, mas acontece que esta faltando placas de sinalização antes dessas faixas..placas de redução de velocidade e de aviso que adiante tem travessia de pedestre... e infelizmente muito motoristas nao dão a minina pra quem atravessa na faixa, se acham donos da cidade... Acho que vai acontecer muito acidente grave...
 
Rogerio Lopes em 30/11/2011 07:40:43
Apesar de tal situação já estar prevista no CTB, e todo o habilitado já saber dessa obrigatoriedade, as autoridades e órgãos fiscalizadores de trânsito fizeram uma bela campanha, amplamente divulgada na imprensa. Pois que venha agora a fiscalização e as multas, muitas multas. Só assim para "estimularmos o respeito ao pedestre" (alguns condutores esquecem que, quando a pé também são pedestres).
 
Fernando Silva - SGT PM em 30/11/2011 06:49:01
O numero de batidas vai aumentar, o certo seria um redutor de velocidade, porque derrepente aparece um pedestre e quando você freia vêm outro carro atrás e bate em você, qual o critério que eles vão utilizar para aplicar essas multas? Não aguento mais ver acidente em frente a Morada dos Baís, todos os dias, os guardas aparecem na frente dos carros e mandam parar, não tem sinalização nem nada!
 
Nicolle Cabalero em 30/11/2011 06:44:58
Bom Regiane, se vc nao viu foi pq nao passou nos locais que tem essas faixas, pq estão fazendo a campanha, alertando os motoristas, se for um fracasso nao será por falta de aviso e sim por imprudencia dos motoristas que nao respeitam as leis, e motoqueiros tomem cuidado ao parar, olhem bem no retrovisor, pq muitos motoristas de carro nao respeitam e o estrago é bem maior numa batida em moto...
 
marcos ricardo em 30/11/2011 06:36:55
Prezados..., não deixe para o amanha, o que pode ser resolvido hoje (presente), o amanha pode ser tarde. Batida no carro e bens materiais. O bom motorista respeita o transito. Aqueles que não respeita multa neles ate perder a carteira.
 
Aparecida da Silva em 30/11/2011 06:34:09
Quantas desculpas para não ter um mínimo de educação; deixe que buzinem ou na pior hipótese baterem, mas não atropele.
 
calazans floriano em 30/11/2011 06:27:26
Para essa campanha ganhar o respeito dos motoristas, deveria expor em outdoor a primeira multa aplicada a um pedestre. Fora disso, é a mesma covardia de sempre. A culpa sempre é do motorista. Engraçado é que para multar sempre tem policial sobrando. Quando se é assaltado... Isso é Brasil!
 
elias vieira em 30/11/2011 06:27:18
Acho que esse incentivo é muito bom para os pedestre e para as pessoas ter uma pouco mais de educação, mais acho também que a essa nova lei tinha quer ser mais incentiva e anunciada.
 
Vanessa pereira da silva em 30/11/2011 06:25:40
Agora sim vai sair batida de transito e multa pra tudo lado..vai ficar bom para o agente da agetran que ganha por multa. A cidade é desorganizada, só isto não adianta.
 
Chrystian Vilalba Antonio em 30/11/2011 06:21:13
no começo haja batida na traseira - como já aconteceu...
 
francisco dutra em 30/11/2011 05:47:24
O perigo para o pedestre esta aí! o educado pára, o pedestre atravessa, e o mal educado o atropela,francamente eu tenho muito medo de presenciar um acidente por isso,principalmente em frente o terminal guaicurus e morenão que fica no meu caminho.pelas businadas e xingos eu não ligo,faço que não ouço.temo pelo pedestre.tomara que todos respeitem essa lei.é bom ver um sorriso de agradecimento.
 
Teresa Moura em 30/11/2011 05:45:37
Só a caneta gera educação!! Todo motorista habilitado é ciente que o pedestre tem preferência de passagem.
 
Luiz Araujo em 30/11/2011 05:20:13
Se for haver fiscalização será ótimo... mas de que adianta um papel... é preciso ter a prática com relação as multas... pois só irão mudar quando doer no bolso...
 
Elisângela Coradini Francisco em 30/11/2011 05:13:57
Naquele ponto da rua 15 de novembro que tem passagem de pedestre TODAS as vezes que passo pelo local eu paro para que os pedestres passem. Porém recebo várias buzinadas e na outra pista muitos motoristas desrespeitam. Mas vou dizer, tenho medo de parar e ser atingido na traseira por um apressadinho. Outra coisa, tem muita gente que vai frear "seco" próximo á faixa aumentando o número de batidas!
 
Wellington Sampaio em 30/11/2011 04:40:04
Sou de Brasília e morei anos em Goiânia. Em ambas cidades o respeito a faixa funciona, mas para isso foram longos meses de trabalho de conscientização com motoristas e pedestres nos mais diversos veículos de comunicação, bem como nas ruas. Agora, eu moro praticamente no centro, ando de carro todos os dias e não presenciei nada a respeito. Como é isso? E amanhã já tem multa? Fracasso na certa!
 
Rejane Marinho em 30/11/2011 04:07:16
Sinceramente ainda não sei o que é pior, levar a multa ou ter o carro amassado por uma batida na traseira ! ! Infelizmente ! ! Vou analisar até amanhã ! !
 
Guilherme Fonseca em 30/11/2011 04:06:17
Comparações são necessárias neste momento, parabéns pela atitude, mas, será que vai funcionar mesmo? Em Brasília DF a coisa funciona de fato e de direito, correição essa é a palavra de ordem, todos nós temos compromisso com o trânsito mais seguro, policiais compromissados associado a população esclarecida igual a educação.
 
CLAUDIO MOREIRA em 30/11/2011 03:47:10
Espero ansioso o dia em que o trânsito de nossa cidade se solidifique como modelo em termos de educação, respeito e cordialidade. Tenho esperança sim!!

Sr. Edwar de Oliveira,
Parabéns!! Sou como você, não é por que estou em um automóvel que sou melhor que o pedestre. Faixa de pedestre tem que ser respeitada mesmo. Não gastaram tinta à toa não. Infelizmente existem alguns que desconhecem o CBT.
 
DARIO PAIVA em 30/11/2011 03:34:09
O que vai ter de gente batendo atrás dos que respeitam a faixa não está escrito. Quando eu parar vou até ligar o alerta, vai ter gente ruim de volante que nem em Campo Grande em....
#espera para ver.
 
Diego Morilhas em 30/11/2011 03:30:27
Antes de tudo faz-se necessario educar a população. Um exemplo são os maus motoristas que estacionam nas esquinas impedindo a visão da via, dessa forma, tem que multar estes condutores também por desrepeitarem o codigo de transito.
 
Carlos Eduardo em 30/11/2011 03:20:36
Agora sim, daqui 1 ano aproximadamente, quando muitos motoristas começarem a tomar multa, os motoristas passarão de vez a respeitar os pedestres.
 
Thiago Kalunga em 30/11/2011 03:14:03
ACONTECEU COMIGO: DIAS ATRÁS, DEFRONTE AO MERCADÃO MUNICIPAL, PRECISAMENTE NA RUA 7 DE SETEMBRO, HÁ UMA FAIXA PARA PEDESTRES E EU, POR EDUCAÇÃO E RESPEITO AOS MESMOS PAREI MEU CARRO E, PASMEM: TEVE UM IGNORANTE QUE SEGUIA ATRÁS E ME AGREDIU VERBALMENTE E PERGUNTOU SE EU ESTAVA LOUCO POR TER PARADO NAQUELE LOCAL. PENSEI COMIGO: QUANTA FALTA DE CULTURA!!! IMAGINEM UM CONDUTOR DESSES NA EUROPA???
 
EDWAR DE OLIVEIRA em 30/11/2011 03:12:29
A Policia de Trânsito de Dourados deveria seguir as mesmas instruções e começar a dar um jeito nesses motorstas daqui e aplicar as multas. Principalmente no pessoal que estaciona na calçada em frente ao Shopping Avenida. E também em outras áreas.
 
Jorge Junior em 30/11/2011 02:29:09
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions