ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Abertas inscrições para pedalada "cultural" que terá sessão em cinema

Atividade terá início na Praça do Rádio Clube e será finalizada no Cinemark, com exibição de documentário sobre mobilidade urbana.

Anahi Gurgel | 09/09/2018 09:04
Imagem do documentário Elo Perdido, que será exibido ao final de pedalada. (Foto: Reprodução/Elo Perdido)
Imagem do documentário Elo Perdido, que será exibido ao final de pedalada. (Foto: Reprodução/Elo Perdido)

Estão abertas as inscrições para a primeira pedalada cultural, organizada pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) para celebrar a Semana Nacional de Trânsito. A atividade acontecerá no dia 19 de setembro, sendo finalizada com uma sessão do documentário “Elo Perdido – o Brasil que pedala”, produzido e dirigido pela ativista Renata Falzoni.

Pelo menos 150 ciclistas são esperados para a pedalada. O evento é aberto ao público. A saída está prevista para 18h30, na Praça do Rádio Clube, com destino ao Shopping Campo Grande, onde um bicicletário está sendo montado para todos os participantes.

A exibição do documentário terá início às 20h com entrada franca.

Também haverá um debate sobre o documentário a produtora, sobre os benefícios de substituir os automotivos pela bicicleta.

O número de vagas é limitado e as inscrições poderão ser feitas por meio do site. Quem não puder participar da pedalada também pode se inscrever, indo diretamente ao cinema.

A produção tem 30 minutos de duração, retratando a realidade de um Brasil que pedala e resiste a um cenário de motorização e prioridade a carros e motos nas ruas. "Elo Perdido" investiga os fatores que constroem a resiliência do ciclista brasileiro ao adotar um meio de transporte sustentável nas cidades.

O evento tem parceria do Sincovems (Sindicato Profissional das Concessionárias de Veículos Automotores de Mato Grosso do Sul). 

A semana foi fixada pelo Código de Trânsito Brasileiro no ano de 1997 e, nesta edição, tem traz como tema “#Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito”.

Em Mato Grosso do Sul a programação inclui palestras, atividade cultural, blitz educativa e de fiscalização, entre outras, de 18 a 25 de setembro.

Também haverá a etapa final do 8º Fetran (Festival Estudantil Temático de Trânsito), organizado pela PRF (Polícia Rodoviária Federal), com apoio do Detran e Governo do Estado. Neste ano, cerca de 130 peças teatrais foram inscritas, sendo 10 classificadas para a final, que acontece de 18 a 20.

Nos siga no Google Notícias