ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Ação pede júri para mãe que deu carro a menor em acidente com morte

Ângela Kempfer | 05/06/2012 16:24
Acidente aconteceu em novembro do ano passado, na saída para Três Lagoas.
Acidente aconteceu em novembro do ano passado, na saída para Três Lagoas.

Sete meses após o acidente, a mãe do adolescente José Eduardo Tavares Manzione Menegat, Michele Menegat, resolveu escrever sobre a morte do filho, especialmente para pedir punição à outra mãe envolvida no caso. Ela protocolou hoje na Justiça queixa-crime pedindo que Mariza Pacheco, que segundo as investigações entregou o carro ao adolescente que dirigia o veículo, seja processada por homicídio doloso.

José Eduardo Menegat, o filho de Michele, era um dos ocupantes do carro dirigido por um amigo, de 15 anos, no dia 10 de novembro. Bêbado, o motorista perdeu o controle do veículo e Eduardo foi lançado para fora. O carro tinha 7 garotos, que voltavam de um churrasco.

Michele acionou a Justiça para que a mãe do condutor vá a júri popular por ter repassado as chaves ao filho, apesar de saber que o garoto não tinha habilitação e havia bebido em uma festa que antecedeu o acidente.

Para Michele, a conduta da mãe é ainda pior que a do filho: “É inadmissível uma mãe emprestar um carro a um filho de 15 anos de idade e ainda conseguir ficar em casa esperando o seu retorno. Quando não se sabe usar, veículo é uma arma e, nesse carro, quem morreu foi o meu filho.”

A queixa-crime foi apresentada contra a proprietária do veículo, porque, na avaliação de Michele, “apesar de o inquérito policial não ter abordado de forma direta a conduta da mãe que cedeu o veículo ao adolescente infrator, os elementos colhidos são suficientes para embasar a queixa-crime, iniciando a ação penal e conduzindo Mariza ao julgamento pelo Tribunal do Júri”.

O motorista já responde por homicídio doloso (quando há intenção de matar). O inquérito também apontou responsabilidade do proprietário da conveniência que forneceu bebida alcoólica aos adolescentes e de um dos pais de outro adolescente, onde ocorria o churrasco de onde o grupo saiu para comprar mais bebidas e acabou envolvido no acidente. Nesses casos, o processo corre no Juizado, sendo considerado de menor potencial.

Em texto enviado ao Campo Grande News, Michele diz que com a ação contra a mãe do menino pretende “tanto punir a conduta de Mariza Pacheco, por emprestar o veículo a um filho adolescente, com personalidade ainda em formação, gerando a morte de José Eduardo, como também de prevenir e chamar a atenção dos demais pais, a fim de cuidar para que seus filhos não conduzam veículo antes do momento certo.”

Na denúncia feita à Justiça, o advogado da família da vítima, Gustavo Passarelli, argumentou que o adolescente conduziu o veículo a velocidades extremas, chegando a atingir 200km/h e que “a genitora agiu de forma dolosa, na modalidade eventual, ao assumir o risco do resultado, pois confiou o veículo ao filho, de 15 (quinze) anos de idade, quando na verdade deveria zelar por sua segurança e de todos aqueles que foram expostos”.

Sobre o fato de José Eduardo ter aceitado sair com os amigos, apesar da embriaguez do motorista, a família sustenta que os passageiros insistiram para que o condutor parasse o carro, mas mesmo assim ele teria continuado com manobras arriscadas em alta velocidade.

“Um dos adolescentes que estava no veículo contou à Polícia que o adolescente que conduzia o veículo era acostumado a dirigir e que frequentemente levava a mãe, Mariza Pacheco, a casa de amigos e outros lugares. Há notícias, também, de que o adolescente teria ganhado o veículo de presente no início do ano de 2011, logo que completou 15 (quinze) anos de idade”, garante a acusação.

Nos siga no Google Notícias