ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Ações no trânsito da Capital serão divulgadas por Ong internacional

Paula Vitorino | 08/12/2011 12:55

Representantes de diversos órgãos estão visitando a Capital para acompanhar os projetos de segurança no trânsito

Diretor da GRSP, José Cardita, acompanha a visita na Capital. (Foto: Pedro Peralta)
Diretor da GRSP, José Cardita, acompanha a visita na Capital. (Foto: Pedro Peralta)

Representantes das Ongs internacionais Cruz Vermelha e GRSP estão em Campo Grande para acompanhar os projetos de segurança no trânsito. O objetivo é divulgar as ações em uma revista especial da Cruz Vermelha, que deve ser distribuída para cerca de 190 países.

O responsável pela comunicação da Cruz Vermelha, Malcolm Lucard, está recolhendo informações sobre os projetos e será responsável por preparar o material. Além da Capital, outras 5 cidades do Brasil estão recebendo a visita das Ongs.

O diretor da GRSP, José Cardita, explica que a Ong é responsável por prestar assessoria as ações do projeto Vida no Trânsito em cinco Capitais, mais três cidades do Brasil e em outros países.

O Brasil é citado por ocupar a 5ª posição entre os 10 países que são responsáveis por 48% das mortes no trânsito em todo o mundo.

Cardita ressalta a importância dos projetos e os resultados, principalmente no Brasil. “Vemos resultados em todas as cidades, sendo que o Brasil foi o primeiro a implantar”, diz.

O comandante da Ciptran, o tenente-coronel Alírio Vilassanti, frisa que as ações desenvolvidas após a implantação do projeto possibilitou os órgãos de segurança a trabalhar com dados reais e, assim, desenvolver ações concretas de prevenção.

Já a divulgação internacional deve conscientizar a população e viabilizar novas parcerias com o município para melhoria das ações.

Resultados - Durante a visita, o GGIT também irá apresentar resultados obtidos na capital, como a redução de 40% das mortes e vítimas graves no trânsito neste primeiro semestre e a eficiência dos radares.

A chefe de divisão de educação da Agetran, Ivanise Rotta, diz que dentre 5 bilhões de condutores que passam em um radar, apenas 5 mil são multados.

“Constatamos os resultados dos radares, já que o condutor respeita por medo de ser multado”

O grupo composto por representantes das Ongs e do GGIT (Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito) visitaram nesta manhã os pontos da cidade com o placar de estrela no semáforo e com a estrela no chão, que registram os locais com mortes no trânsito.

À tarde o grupo assiste a apresentação dos projetos Vida no Trânsito e de respeito a faixa de pedestre. A visita termina amanhã com reuniões e agenda interna.

Nos siga no Google Notícias